No banho
O banho deve ser rápido. Cinco minutos são suficientes para higienizar o corpo. A economia é ainda maior se, ao se ensaboar fechar o registro. Banho de ducha por 15 minutos com o registro meio aberto, consome 135 litros de água. Se você fechar o registro ao se ensaboar e reduzir o tempo do banho para 5 minutos, seu consumo cai para 45 litros. A redução é de 90 litros de água, o equivalente a 360 copos de água com 250 ml.
No caso de banho com chuveiro elétrico, também em 15 minutos e com o registro meio aberto, são gastos 45 litros para 15 min e 15 litros em 5 min de banho. Uma redução de 30 litros de água.
Ao escovar os dentes
Se uma pessoa escova os dentes em 5 minutos com a torneira não muito aberta, gasta 12 litros de água. Mas, se molhar a escova e fechar a torneira enquanto escova os dentes e enxaguar a boca com um copo de água, consegue economizar mais de 11,5 litros de água.
Ao lavar o rosto ou fazer a barba
Ao lavar o rosto em 1 minuto com a torneira meio aberta, uma pessoa gasta 2,5 litros de água. Então, a dica é não demorar!
O mesmo vale para o barbear: em 5 minutos gastam-se 12 litros de água. Com economia e fechando a torneira, o consumo fica entre 2 a 3 litros. A redução é de 10 litros de água, suficiente para manter-se hidratado por pelo menos 5 dias.
Ao dar descarga
O vaso sanitário não deve ser usado como lixeira ou cinzeiro, por isso, não jogue papel higiênico, tanto para evitar uma demanda maior de água, como para evitar entupimentos. Um vaso sanitário com válvula e tempo de acionamento de 6 segundos gasta cerca de 12 litros. Quando a válvula está defeituosa, pode chegar a gastar até 30 litros. Mantenha a válvula da descarga sempre regulada. Sempre que possível, deve-se substituir os vasos sanitários antigos pelos atuais, muito mais econômicos. O valor gasto na substituição é compensado pela redução do consumo e, consequentemente, da conta de água.
Ao lavar a louça
Antes de lavar a louça, limpe os restos de comida dos pratos e panelas com papel e, se necessário, com esponja e sabão. Somente depois, abra a torneira para molhá-los. Em seguida, ensaboe o que será lavado e, depois, abra a torneira para novo enxague. Lavando louça com a torneira meio aberta, em 15 minutos são utilizados 117 litros de água. Com o modo de lavar indicado, o consumo pode chegar a 20 litros, uma redução de 97 litros de água.
Se for utilizar uma lavadora de louças, o ideal é ligar somente quando estiver cheia. Uma lavadora de louças com capacidade para 44 utensílios e 40 talheres gasta 40 litros de água.
Limpeza das Roupas
Junte bastante roupa suja antes de ligar a máquina ou usar o tanque. Não lave uma peça por vez. Se na sua casa as roupas são lavadas no tanque, deixe as roupas de molho e use a mesma água para esfregar e ensaboar. Use água nova apenas no enxague. E aproveite esta última água para lavar o quintal ou a área de serviço. No tanque, com a torneira aberta por 15 minutos, o gasto de água pode chegar a 279 litros.
Caso use lavadora de roupas, procure utilizá-la cheia e ligá-la no máximo três vezes por semana. A lavadora de roupas com capacidade de 5 quilos gasta 135 litros por lavagem.
Jardim, calçadas e quintais
Ao molhar as plantas durante 10 minutos o consumo de água pode chegar a 186 litros. Use um regador para molhar as plantas ao invés de utilizar a mangueira. Para economizar, a rega durante o verão deve ser feita de manhãzinha ou à noite, o que reduz a perda por evaporação. No inverno, a rega pode ser feita dia sim, dia não, pela manhã. Dessa forma, gera uma economia de 96 litros por dia.
Adote o hábito de usar a vassoura e não a mangueira, para limpar a calçada e o quintal da sua casa. Lavar calçada com a mangueira é um hábito comum, mas consome muita água. Em 15 minutos são perdidos 279 litros de água.
No Carro
Não lave o carro em períodos de estiagem (época do ano em que chove menos). Use um balde e um pano para lavar o carro ao invés de uma mangueira.