Captação de água
A Empresa Municipal de Água e Saneamento (EMASA) utiliza as águas do Rio Camboriú como fonte de abastecimento de água bruta. A captação de água está localizada na cidade de Camboriú, há 5Km da Estação de Tratamento de Água (ETA).
No local, a EMASA possui quatro conjuntos motobombas (anfíbias), responsáveis pelo recalque de água bruta, conduzida até a ETA por bombeamento através de duas adutoras, uma de 600mm e outra de 800mm.
No ponto de captação foi construída uma barragem para conter a maré alta e, consequentemente, infiltrações de cunha-salina, o que impediria o tratamento de água. Para evitar problemas relacionados à falta de energia elétrica, a Estação de Captação está equipada com grupos de geradores, acionados automaticamente sempre que houver queda ou falta de energia.
Tratamento e Distribuição de Água
Depois de tratada de acordo com os padrões de qualidade e potabilidade estabelecidos pela Portaria de Consolidação n°5/2017 (anexo XX) do Ministério da Saúde, a água sai da Estação de Tratamento para abastecer a cidade de Balneário Camboriú e Camboriú, através de adutoras de várias dimensões e distribuída aos reservatórios da EMASA:
R-1: capacidade de 6,4 milhões de litros, abastece a região Central da cidade.
R-2: capacidade de 6,4 milhões de litros, abastece a região Sul da cidade.
R-3: capacidade de 2 milhões de litros, abastece os bairros Ariribá, Praia dos Amores e região alta do Bairro das Nações.
Reservatório Estaleiro: com capacidade de 1,5 milhões de litros, abastece os bairros Estaleiro e Estaleirinho.
Reservatório Laranjeiras: capacidade de 500 mil litros, abastece os bairros Laranjeiras e Taquaras.
Atualmente, os pontos de distribuição chegam a 30 mil ligações, correspondente a mais de 73 mil unidades autônomas entre casas, condomínios, pontos comerciais, indústrias e prédios públicos.