Um novo lote das obras de implantação do sistema de abastecimento de água e coleta de esgoto doméstico das Praias Agrestes será liberado e a colocação das tubulações prosseguirá de imediato. Trechos importantes da rede de água já foram implantados, sendo cerca de 150 metros de tubos no Bairro da Barra e 4.700 metros na Marginal Leste, adutora que reforçará também o abastecimento do Bairro da Barra e a futura rede da região.
Ao todo, serão 60 quilômetros de tubulação, 30 de água e 30 de esgoto. Segundo Valmir Pereira, diretor geral da Empresa Municipal de Água e Saneamento (Emasa), “essa obra faz parte do projeto de cobrir o município com 100% de rede coletora de esgoto e de abastecimento de água até final de 2016, meta colocada pelo prefeito Edson Piriquito”. Para o prefeito Edson Renato Dias, Piriquito, “saneamento básico está diretamente ligado ao bem-estar e à saúde da população e as pessoas devem estar em primeiro lugar”.
Os terrenos destinados aos dois reservatórios já estão liberados com as devidas licenças ambientais e estão sendo preparados para a construção. Cada reservatório terá a capacidade de armazenar um milhão de litros de água. Um deles ficará na Praia de Laranjeiras e o outro no Estaleiro.
Com o efetivo funcionamento do reservatório R-3 nos próximos dias, com capacidade de dois milhões de litros em suas duas células, a cidade ganhará mais quatro milhões de litros de reservação, acrescentando-se aos atuais cerca de 13 milhões dos reservatórios 1 (região central) e 2 (região sul do município).