Mais sete ruas tiveram as obras de ampliação da rede coletora de esgoto entregues nesta semana, sendo seis no Bairro da Barra e uma no São Judas, podendo receber a ligação de esgoto dos imóveis. São 653,15 metros de rede que irão complementar a rede externa da Empresa Municipal de Água e Saneamento (EMASA). Na Barra, mais seis ruas que foram contempladas no projeto e tiveram a rede instalada estão em fase de testes para posterior liberação e no São Judas mais quatro aguardam.
Durante a semana, os imóveis estão recebendo uma correspondência individual, informando que os moradores já podem fazer a ligação de suas residências à rede externa. “A partir da entrega dessa notificação, os moradores tem prazo de 60 dias para procurar a Emasa e solicitar a ligação. Depois desse prazo iniciamos as visitas com o Programa Se Liga na Rede para verificar se estão de acordo com as orientações repassadas”, menciona o diretor-geral da Emasa, Douglas Costa Beber, frisando que as demais ruas contempladas no projeto estão em fase de testes para futuras liberações técnicas.
Ampliação rede coletora
A obra de ampliação do Sistema de Esgotamento Sanitário em Balneário Camboriú está na etapa final, com 98% do projeto executado, somando mais de 13.800 metros de rede implantados em 53 ruas e uma rede suspensa em um canal. Destas, 18 estão liberadas; 34 com a rede implantada e em fase de verificação técnica; e duas em andamento em trechos rochosos – Rua Arapongas, no Ariribá e Av. Hermógenes Assis Feijó, Barra. Nos locais em obras o trânsito está em meia pista. A previsão de conclusão total é até o fim deste mês.
Também fazem parte do projeto e estão prontas, as obras da linha de recalque das ruas Brusque, Bom Retiro e Corupá, no Municípios; Rua Machado de Assis, na Praia dos Amores; e Mário José da Silva, Nova Esperança. E as melhorias nas Estações Elevatórias das ruas Campo Erê e Barra Velha; na Avenida Brasil, Laranjeiras e Parque Bandeirantes. E ainda, a conclusão do novo Emissário da Barra Sul e as obras da nova Subestação de Energia Elétrica e a Casa de Comando da Estação de Recalque de Esgoto 1 (ER1), já em operação desde maio/2020.
Ruas liberadas Barra e São Judas:
Barra: Rua Pedro Pinto Corrêa (canal / fundo das casas); Rua Bento Cunha; Ozório Fernandes de Macedo; Fermino Taveira Cruz (entre Maria Mansoto e fim de rua); Bruno Zabel (fundo do condomínio até Rua Amara Pereira Corrêa); Ivo Januário Reis (entre Av. Hermógenes Assis Feijó e fim de rua).
São Judas: Rua Franklim Pereira.