O diagnóstico da rede de água que vem sendo feito desde dezembro do ano passado pela Empresa Municipal de Água e Saneamento (EMASA), já inspecionou 4.950 hidrômetros e detectou até o momento, 186 pontos com potenciais vazamentos ocultos na rede de abastecimento do Município. Com duração de seis meses, o serviço prevê analisar cerca de 20 mil hidrômetros em toda a cidade e já passou pelos bairros Iate Clube, Vila Real, e está sendo concluído no Bairro das Nações.
A análise é feita por meio de um aparelho que funciona através do contato com o hidrômetro por cerca de 10 segundos. O equipamento capta ruídos e vibrações e envia os dados ao smartphone que possui um aplicativo específico do sistema. Após a coleta de dados, esse sistema inteligente emite um relatório com os pontos com baixa pressão, que podem representar possíveis vazamentos não aparentes. “O sistema coleta os dados e envia um mapa com o resultado do material, identificando em vermelho os pontos com suspeita de vazamentos e que devem ser analisados com mais detalhes e se confirmado, realizar o conserto”, explica o operador de Estação, Pablito A. Linhares Marcondes, um dos servidores da Emasa que faz a coleta de dados.
Após a detecção, a próxima etapa será checar esses pontos suspeitos com o geofone, um aparelho estilo scanner utilizado para confirmar o problema. “Até o momento apenas dois pontos que estavam ocasionado problemas específicos de falta de água e baixa pressão em duas residências foram geofonados, sendo confirmado os vazamentos e realizado o conserto”, completou o servidor.
A ação faz parte do processo de modernização e eficiência administrativa da Emasa, iniciado em julho de 2018. Segundo o diretor geral da Emasa, Douglas Costa Beber, esta tecnologia possibilitará maior agilidade na identificação de vazamentos não aparentes. “Além de beneficiar o consumidor, que muitas vezes é prejudicado em função dos vazamentos ocultos, auxiliará na redução de custos e tempo, com a possibilidade de direcionar essa economia para outros investimentos da Autarquia”.
Dúvidas, informações e reclamações pelos Canais de Atendimento – SAC: 0800 643-6272; Whatsapp comercial - Fala EMASA: (47) 3261-0000; ou e-mail: atendimento@emasa.com.br.