A equipe do Produtor de Água do Rio Camboriú, programa que atua na conservação e recuperação da bacia hidrográfica do Rio Camboriú, entregou nesta terça-feira (16), 26 mudas de espécies nativas para uma propriedade participante do projeto, localizada no Caetés.
O proprietário Armi Gervásio, participa do Produtor de Água desde novembro de 2019. “Além de plantar na área de restauração que está inserida no projeto, ele também vai em outras áreas da propriedade”, completa a engenheira Ambiental, Rafaela Santos, responsável pelo programa. As mudas são do viveiro da Secretaria de Meio Ambiente de Balneário Camboriú (SEMAM): canafístula, sibipiruna, aroeira, tarumã, ipê roxo, ipê branco, ipê rosa, tucaneira e pata de vaca.
Nas propriedades com áreas de restauração inseridas no projeto, a equipe do Produtor de Água fica responsável por auxiliar na restauração. “Uma das primeiras ações é o isolamento da área por cercamento, e em alguns casos é feito o plantio”, explica Rafaela, destacando que na maioria das áreas, a restauração é feita estimulando o desenvolvimento natural de plantas que já estão crescendo no local.
Sobre o Produtor de Água
O Produtor de Água do Rio Camboriú foi criado pela Empresa Municipal de Água e Saneamento de Balneário Camboriú (EMASA) em 2009, inspirada pelo Programa Produtor de Água da Agência Nacional de Águas (ANA) e por experiências internacionais. A iniciativa destina parte dos recursos da arrecadação anual, para a conservação e recuperação da bacia hidrográfica do Rio Camboriú, incentivando proprietários rurais a adotarem práticas conservacionistas em suas propriedades.
O projeto conta atualmente com 24 propriedades parceiras, com 1.130 hectares de área conservada e 70ha em processo de restauração.