Na última semana, a Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú aprovou por unanimidade o projeto de lei que institui oficialmente o Programa Jacamasa, que passa de projeto para Programa Permanente de Educação Ambiental da EMASA.
O principal objetivo do programa são ações de educação ambiental através de campanhas, palestras, eventos e visitas escolares. Além disso, promovem dicas e orientações de modo pedagógico sobre como devemos nos relacionar com o meio ambiente, cuidados com a água e a proteção dos rios e praias inseridos na Bacia Hidrográfica do Rio Camboriú.
A identidade do programa se destaca pelo personagem e mascote Jacamasa, inspirado em jacarés do papo amarelo que vivem nas imediações da ETE, que ganha vida através de uma fantasia lúdica e compõe a equipe juntamente dos engenheiros ambientais e sanitaristas da Emasa.
“Eu e a Ana ficamos muito felizes por nestes últimos três anos termos desempenhado este projeto que hoje é uma referência de educação ambiental para outras secretarias como a de Educação. Toda ação em que se trabalha a temática do meio ambiente, o Jacamasa é convidado” relata o Engenheiro Ambiental Hilário Zornitta.