Notícias

O relatório de balneabilidade das praias de Balneário Camboriú divulgado pela Empresa Municipal de Água e Saneamento (EMASA) – referente a coleta do dia 10 de fevereiro – apontou os 10 pontos da Praia Central e os quatro pontos das Praias Agrestes, com resultado positivo, ou seja, o resultado das amostras abaixo de 800 NMP/100mL. Exceto a Lagoa de Taquaras que segue imprópria – com análises e estudos em andamento para torná-la própria.

Mesmo estando dentro da classificação de “própria para banho” da Resolução Conama nº274, a Emasa esclarece que: para determinar a condição destas praias como própria ou imprópria para banho não seria suficiente os resultados das amostras de apenas um dia de coleta, e sim, os resultados de cindo dias de amostragem ou das últimas cinco semanas, no mesmo local. Como as coletas feitas por laboratório contratado pela Emasa estavam paralisadas no mês de janeiro, em razão de problemas contratuais, não obtemos ainda os resultados de cinco dias de amostragem. Desta forma, com base nessa resolução, não podemos concluir se as praias de Balneário Camboriú estão próprias ou impróprias para banho, por meio do monitoramento feito pela Emasa, por meio de laboratório contratado.

Os 15 pontos analisados pelo Umwelt Biotecnologia Ambiental, credenciado no Instituto do Meio Ambiente (IMA) e acreditado no INMETRO são: praias de Estaleirinho, Estaleiro, Taquaras e Lagoa de Taquaras, Laranjeiras, e Praia Central em frente à Rua 4009 – Pontal Sul, em frente as ruas 4000, 3500, 3000, 2500, 2000, 1400, 51 e 1001, e Pontal Norte. Os relatórios completos estão disponíveis no site da Emasa, no link: https://www.emasa.com.br/emasa/laboratorios/balneabilidade-praias--boletim-semanal.  

O monitoramento da balneabilidade das praias feito pelo Município, durante o ano ocorre semanalmente, podendo alterar o dia em caso de fortes chuvas, pois, interfere no resultado e nem é recomendado entrar no mar nessas condições. Durante a temporada de verão, as coletas são feitas três vezes por semana, para retratar condições mais reais da qualidade da água, e assim, garantir um banho de mar seguro aos moradores e turistas.

Quando um ponto é considerado próprio ou impróprio?

Próprio: Quando em 80% ou mais de um conjunto de amostras coletadas nas últimas 5 semanas, no mesmo local houver no máximo 800 Escherichia coli por 100 mililitros.

Impróprio: Quando em mais de 20% de um conjunto de amostras coletadas nas últimas 5 semanas anteriores, no mesmo local, for superior a 800 Escherichia coli por 100 mililitros ou quando, na última coleta, o resultado for superior a 2000.



Informações Adicionais:
Emasa
(47) 3261-0000
 
Assessoria de Comunicação
Jornalista Renata Furlanetto
Foto: Divulgação EMASA
 
www.emasa.com.br
www.facebook.com/emasabc


Quer receber as notícias da EMASA?

Bem vindo (a) à Sala de Imprensa do Portal Oficial da Empresa Municipal de Água e Saneamento (EMASA). Notícias e imagens estão disponibilizadas neste espaço. Para sua comodidade, solicitamos que faça seu cadastro para receber todas as notícias referentes a água e esgoto de Balneário Camboriú diretamente em seu e-mail. Agradecemos sua visita e estamos à disposição!