Notícias

A obra de limpeza, readequação da calha e dragagem do Rio das Ostras, uma reivindicação de décadas dos moradores dos bairros da Barra, São Judas e Nova Esperança está avançando entre os 07 trechos da obra, que compreendem 2.820,00 metros. Nesta semana, uma nova frente foi iniciada no Trecho 03 (próx. BR 101 e Rua Hermógenes Assis Feijó) com a limpeza e regularização do terreno e início da instalação de gabião caixa – estrutura de contenção feita na margem e fundo do rio.

Os serviços também seguem em outras frentes de trabalho: Trecho 05 (Rua Maria Mansoto), com a limpeza e regularização de talude e instalação de gabião colchão reno; a regularização do terreno e replantio de gramas no Trecho 04 (próx. Rua Hermógenes de Assis Feijó) já concluído; e no Trecho 02 (Rua Paulo Cunha/ Rua José Alves Cabral) a marcação e topografia; já feita no trecho 01 (Marginal Oeste – entre Rua José Honorato da Silva e Paulo Cunha) e 06 (Rua Maria Mansoto/ Adaci Santos Gomes).

Já os serviços em uma das pontes que cortam o rio, localizada na Rua Adaci Santos Gomes com a Rua Donaciano Santos, estão suspensos até que a água do rio escoe, devido à forte chuva da última madrugada. Essa etapa das pontes compreende a demolição e execução de galerias celulares em substituição à ponte existente, para aumentar a capacidades de vazão da água do rio no local, e assim, evitar os alagamentos que ocorriam quando chovia muito. A previsão de execução dessa etapa é até o dia 30 de junho, com a obstrução total da via. O local está sinalizado com tapumes e placas para orientar os motoristas e evitar acidentes.

Sobre a obra

A obra contratada por meio da Empresa Municipal de Água e Saneamento (Emasa), pretende resolver os alagamentos decorrentes das chuvas nos bairros da Barra, São Judas e Nova Esperança. Além da limpeza das margens, a execução contempla dragagem e readequação da calha do rio para a vazão real da bacia hidrográfica e ainda, muretas de contenções em alguns trechos. A contratação da empresa de engenharia especializada para a execução da dragagem e readequação de calha do Rio das Ostras, foi por meio de licitação na modalidade Concorrência por menor preço global. A vencedora foi a empresa Penascal Engenharia e Construção Eireli, no valor de R$ 4.212.360,84. O prazo de execução previsto são três meses, podendo ser prorrogado devido os contratempos da obra.


Informações Adicionais:
EMASA
(47) 3261-0000
 
Assessoria de Comunicação
Jornalista Renata Furlanetto
Foto: Divulgação EMASA


Quer receber as notícias da EMASA?

Bem vindo (a) à Sala de Imprensa do Portal Oficial da Empresa Municipal de Água e Saneamento (EMASA). Notícias e imagens estão disponibilizadas neste espaço. Para sua comodidade, solicitamos que faça seu cadastro para receber todas as notícias referentes a água e esgoto de Balneário Camboriú diretamente em seu e-mail. Agradecemos sua visita e estamos à disposição!