A Emasa, Empresa Municipal de Água e Saneamento de Balneário Camboriú, acelerou a obra de recuperação da lagoa de aeração da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), do bairro Nova Esperança.
A empresa contratada para a execução do serviço está mobilizando equipes a partir das 05 horas da manhã, e o trabalho segue até parte da noite, no esforço de colocar a lagoa em funcionamento no menor tempo possível, sem perder a qualidade exigida pelo serviço.
O trabalho de recuperação começou no último dia 23 de novembro com a retirada da geomembrana antiga, que deu problema, e seguiu direto desde então. A etapa agora é a de retirada de todo material, misturado a lodo, existente no fundo da lagoa de aeração. Homens e máquinas estão mobilizados neste serviço.
Após a remoção do material do fundo, será feito o nivelamento e instalados os novos drenos de líquidos e gases, necessários para o bom funcionamento da lagoa. Na etapa seguinte, será instalado o “bidim”, ou seja, uma manta de poliéster que será esticada no fundo da lagoa para proteção da geomembrana, que será colocada na sequência.
A lagoa de aeração é a estrutura mais importante no processo de tratamento de esgoto. A lagoa da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Nova Esperança tem 20 mil metros quadrados. O último equipamento a ser instalado na lagoa serão os aeradores.