Balneário Camboriú conta com mais 14km de rede coletora de esgoto implantada, totalizando mais de 98% de rede em toda a cidade. Esse percentual foi atingido com a conclusão da obra de ampliação da rede coletora de esgoto, que iniciou em janeiro de 2020 e contemplou 53 ruas e um canal em nove bairros: Nova Esperança:15; São Judas: 06; Barra:12; Praias Agrestes: 01 Laranjeiras e 01 Taquaras; Estados: 02; Nações: 05; Centro: 05; Ariribá: 06; Praia dos Amores: 01.
“Mais um importante passo rumo a universalização do saneamento em Balneário Camboriú com mais esses 14km de rede implantada, faltando apenas os bairros Estaleiro e Estaleirinho para termos a cidade 100% saneada, um compromisso que assumimos com a saúde e qualidade de vida da população”, destacou o prefeito de Balneário Camboriú, Fabrício Oliveira, reforçando que é muito importante agora a conscientização das pessoas em conectarem os imóveis à rede externa, conforme a legislação.
A execução do projeto contratado pela Empresa Municipal de Água e Saneamento (EMASA), além da implantação de rede coletora compreendeu: 15 Estações Elevatórias; linha de recalque; emissário da Barra Sul e as obras da nova Subestação de Energia Elétrica e a Casa de Comando da Estação de Recalque de Esgoto 1 (ER1), e finalizou toda a parte estrutural nesta semana, com a liberação técnica de mais cinco ruas nos bairros São Judas e Barra, aptas a fazerem a ligação de esgoto dos imóveis.
Nesta semana, os imóveis já receberam uma correspondência individual, informando que os moradores já podem fazer a ligação de suas residências à rede externa. “A partir da entrega da notificação, os moradores têm o prazo de 60 dias para procurar a Emasa e solicitar a ligação. Depois, a equipe do Programa Se Liga na Rede inicia as vistorias para verificar se estão de acordo com as orientações repassadas”, explica o diretor-geral da Emasa, Douglas Costa Beber.
Das 53 ruas contempladas, 10 aguardam a liberação técnica para poderem se conectar. Toda a parte estrutural da obra foi concluída e entregue pela empresa executora, faltando a liberação dessas 10 ruas e a operação das bombas e elevatórias.
Ruas liberadas a partir de 20/05/2021 para ligação de esgoto:
São Judas: Rua Eduviges Diogo Ramos; Irineu Jacques; Rua Samuel Rocha (exceto casas na rua sem saída do campo de futebol); Rua Hermógenes Assis Feijó (entre Rua Maria Mansotto e Marginal Leste)
Barra: Rua Helena Maria Candido.