O novo decantador que está sendo construído pela Empresa Municipal de Água e Saneamento (EMASA), na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), no Bairro Nova Esperança, recebeu nesta quarta-feira (02), uma camada de concreto não estrutural sob a sub base de brita, estrutura esta que antecede o lançamento das estruturas de ferragem da laje de fundo do decantador. O volume deste concreto não estrutural lançado é de 60 metros cúbicos.
Sobre esta camada será montada uma nova estrutura de ferro para a concretagem definitiva da laje de fundo ao qual terá uma espessura de 40 centímetros. Para esta etapa será lançado o volume de 440 metros cúbicos de concreto usinado estrutural com capacidade de carga de 40 MPA.
Toda a ferragem, num montante de 54,6 toneladas, já se encontra na obra, cortada e dobrada, sendo que desta quantidade, 6 toneladas já estão montadas e armadas na estrutura do centro do decantador. Até aqui, 40% da obra já foi concluída.
"O novo decantador quando entrar em operação propiciará maior ganho em eficiência no tratamento do efluente sanitário. Além dele, estamos com estudos para a recuperação do decantador número 03, que apresentou problemas estruturais. Com estas obras prontas, teremos quatro decantadores em operação na ETE. Atualmente, a operação está com média de 65% de eficácia no efluente tratado e opera com dois decantadores", informa o diretor-geral da Emasa, Douglas Costa Beber.