A Prefeitura de Balneário Camboriú iniciou uma Operação Força Tarefa nesta sexta-feira (11), na Avenida Atlântica. Os trabalhos incluem pintura da ciclofaixa e limpeza do calçadão, da via e da faixa de areia. O trecho entre o Mole da Barra Sul até a Rua 4000 encontra-se com a ciclofaixa interditada. As condições favoráveis do tempo ajudarão para a conclusão dos serviços.
“Nossos trabalhos ajudam na qualidade de vida dos moradores. Essas intervenções de todos os setores são fundamentais para que moradores e os milhares de turistas que visitam nossa cidade sejam melhor acomodados. Trabalharemos intensamente para recuperar os 60 dias de chuva que afetaram nosso cronograma”, explica diretor geral da Emasa, Marcelo Achutti.
Nessa ação trabalharam a Empresa Municipal de Água e Saneamento (Emasa), por meio do Departamento de Limpeza Urbana, a Secretaria de Obras e Serviços Urbanos e o Departamento de Trânsito da Secretaria de Segurança. Ainda nos próximos dias, toda a Avenida passará por melhorias.
Entre os serviços a serem realizados a partir da madrugada de segunda-feira (14) estão a recuperação de pinturas de faixas de segurança, lavação da calçada e dos quiosques, reorganização e recuperação das lixeiras, retirada de entulhos, reparos nos equipamentos existentes, limpeza com água sanitária, revitalização de canteiros, recuperação do asfalto e mais. "Estamos preparando a cidade para a abertura da temporada de verão e estabelecendo uma rotina de trabalho para todo o período. Os trabalhos começarão às 2h, com caminhões-tanque da Secretaria de Obras acionados para lavar a calçada da orla. As equipes se dividirão, para este serviço, em trechos a partir da Praça Tamandaré na direção sul na madrugada de domingo para segunda e da Tamandaré em direção ao norte na madrugada de segunda para terça”, explicou Achutti.
Parceria com a GM
Neste domingo (13), entre as 8h e 12h, equipes especiais dos Agentes de Limpeza Urbana e mais os 67 alunos prestes a ingressar na Guarda Municipal, realizarão um mutirão de limpeza no deck, costão e praias do Pontal Norte, numa operação destinada a retirar do local todo o entulho e detritos, garantindo a preparação da região para receber o fluxo turístico desta temporada.
Segundo o supervisor da Guarda Municipal, Gustavo Belz, os alunos-guarda vão cuidar, inclusive, da retirada de lixos existentes no costão e o que é trazido pelo mar, prosseguindo o trabalho até a Praia do Buraco, inclusive.
O gerente de Resíduos Sólidos, Humberto Alves, garantiu que “o objetivo é que o serviço realizado garanta o aspecto ideal para o início do verão e será repetido durante a temporada, sempre que necessário e praticamente todas as semanas, afora a limpeza convencional já realizada diariamente.”
Humberto Alves recomenda que as pessoas depositem seu lixo nas lixeiras existentes ao longo do local, bem como em toda a cidade, “pois o recolhimento desse lixo é feito várias vezes durante o dia, a fim de evitar que se acumule e cause problemas”. Ela ainda acrescenta que “assim como o poder público tem a obrigação de limpar a cidade e recolher e dar destinação ao lixo, também todos e cada um têm o dever de fazer a sua parte, não jogando lixo nas ruas e acondicionando adequadamente para que possa ser recolhido e tratado”.
Mais informações com Marcelo Achutti, diretor Geral da Emasa, pelo (47) 9231-5443; Humberto Alves, Gerente de Resíduos Sólidos da Emasa, no celular 8841-1113 e com Gustavo Belz, Supervisor da Guarda Municipal Armada, no celular 9230-7196.