Notícias

Pioneiro em Santa Catarina, o Produtor de Água do Rio Camboriú é inspiração e exemplo para outras iniciativas de conservação e conscientização ambiental e dos recursos hídricos. Na última semana, foi a vez da equipe do Instituto Alouatta e da Fundação Municipal do Meio Ambiente de Treviso (FUNTREV), conhecerem o projeto, que é uma iniciativa da Empresa Municipal de Água e Saneamento (EMASA).

Na ocasião, a coordenadora do Produtor de Água, engenheira ambiental Rafaela Comparim Santos, apresentou desde a criação até o atual funcionamento do projeto – que atua em 200 km² da bacia hidrográfica do Rio Camboriú para a sua conservação e recuperação. Estiveram presentes: a presidente do Instituto Alouatta, Rosilene Koch e o coordenador do Instituto, Paulo Cadallóra; acompanhados do presidente da Funtrev, Valtair da Silva e a bióloga, Angélica Rizzatti Padilha.

Rafaela explicou sobre o incentivo financeiro que recebem, através do Pagamento por Serviços Ambientais (PSA), as orientações e vistorias periódicas nas propriedades rurais parceiras. Além dos trabalhos complementares que o projeto faz como os monitoramentos: Hidrológico, Ecológico, Socioambiental e de Fauna.

A visita proporcionou a captação de informações à equipe do Instituto e da Funtrev, que buscam implantar uma iniciativa semelhante ao Produtor de Água, para a conservação hídrica e ambiental do Rio Pio, na cidade de Treviso. “A ideia é fazer o projeto piloto neste rio para replicar posteriormente no restante do município” explica Rosilene Koch. Ainda no mesmo dia, os visitantes conheceram a Estação de Tratamento de Água (ETA) da Emasa e o processo de funcionamento. 

Instituto Alouatta e Fundação Municipal do Meio Ambiente

O Instituto Alouatta foi criado em 2005 e atua em Santa Catarina. Tem como objetivo o incentivo do ecoturismo, com base econômica sustentável, e a educação ambiental. Foi declarado de Utilidade Pública Municipal em 2011, pelo Município sede, Treviso.

A Fundação Municipal do Meio Ambiente de Treviso (FUNTREV) foi instituída em 2012 e tem como objetivo a preservação, melhoria e recuperação ambiental no Município.

Projeto Produtor de Água do Rio Camboriú

Criado pela Empresa Municipal de Água e Saneamento (EMASA), o projeto visa através de ações, a conservação dos recursos hídricos da bacia do Rio Camboriú, que é composta pelos municípios de Camboriú e Balneário Camboriú e abastece ambas cidades.

Atualmente, são 27 propriedades parceiras que recebem orientações e acompanhamento ambiental e social, compondo o total de 1191 hectares de área de conservação e 71ha em restauração. 

Informações Adicionais:
Emasa
(47) 3261-0000
 
Assessoria de Comunicação
Estagiária de Jornalismo Gabriella Fernandes
Fotos: Gabriella Fernandes
 
 
www.emasa.com.br
www.facebook.com/emasabc



Quer receber as notícias da EMASA?

Bem vindo (a) à Sala de Imprensa do Portal Oficial da Empresa Municipal de Água e Saneamento (EMASA). Notícias e imagens estão disponibilizadas neste espaço. Para sua comodidade, solicitamos que faça seu cadastro para receber todas as notícias referentes a água e esgoto de Balneário Camboriú diretamente em seu e-mail. Agradecemos sua visita e estamos à disposição!