Notícias

Balneário Camboriú caminha rumo a universalização do saneamento com a implantação da rede coletora de esgoto nas praias do Estaleiro e Estaleirinho, os únicos bairros que ainda não possuem rede, o que garantirá 100% de rede implantada no Sistema de Esgotamento Sanitário do Município. As obras começaram nesta quinta-feira (17) pela Avenida Rodesindo Pavan (Interpraias) – próximo a BR 101 – no Estaleirinho, com a instalação de Poço de Visita (PV) e escavação para assentamento da tubulação nesse primeiro trecho, que compreende cerca de 250 metros. No trecho em obras o trânsito fica em meia pista, com sinalização para orientar os motoristas.

Desde a última semana, a equipe já está na mobilização e montagem do canteiro de obras. “Hoje damos mais um passo importante para atingir a meta de 100% de rede coletora implantada em Balneário Camboriú, já que o Estaleiro e Estaleirinho são os únicos bairros que ainda não possuem rede. Já somos a cidade mais saneada do Estado e uma das mais saneadas do Brasil, com esta implantação de rede que começa agora vamos consolidar a posição de cidade 100% saneada. Esta é uma conquista há muito esperada que refletirá na qualidade de nossos rios e praias, e, também, na qualidade de vida das pessoas”, ressaltou o prefeito de Balneário Camboriú, Fabrício Oliveira.

Para o diretor-geral da Emasa, Douglas Costa Beber, essa obra logo representará o encerramento de um ciclo, que é a cobertura total da cidade com rede coletora de esgoto e inicia outro ainda mais importante. “Recentemente entregamos uma ampliação do Sistema de Esgotamento Sanitário em 53 ruas de diversos bairros e em breve, teremos a cobertura total de rede implantada. Mas, é muito importante desde já, a conscientização das pessoas quanto a ligação de seus imóveis à rede externa após autorizados, pois só assim, seremos também uma cidade 100% conectada e comprometida com o meio ambiente”, completou.

A implantação de rede coletora nas duas praias que pela quarta vez são aprovadas no júri nacional do programa Bandeira Azul, também foi comemorada pelo presidente da Associação de Moradores do Estaleirinho, Marcos Almeida. “Essa é uma grande obra que os moradores almejavam há tempo e será muito importante para as duas praias que também possuem o selo Bandeira Azul e só vai melhorar a qualidade. Somos muito gratos a prefeitura e Emasa”, menciona.

Sobre a obra

A obra é de responsabilidade da Empresa Municipal de Água e Saneamento (EMASA), sendo executada pela CFO - Construtora Fonseca e Oliveira LTDA e compreende a implantação de 32.706 metros de rede coletora e adutora de esgoto; estações elevatórias; poços de visita; emissários e ligações de esgoto nos bairros Estaleiro e Estaleirinho, que levarão os dejetos até a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), reduzindo a poluição nos rios e praias. O valor licitado foi de R$ 9.983.766,44 e o prazo previsto para a execução é de 18 meses.

Sobre o período da obra, a Emasa lembra que será preciso a compreensão dos moradores durante a execução, pois haverá movimentação de máquinas e operários trabalhando nas ruas e isso poderá alterar a rotina das pessoas. Também informa que para a execução dos serviços, em alguns momentos serão necessárias interrupções programadas ou até emergenciais no abastecimento de água, que são comunicadas via site e Fala Emasa - whatsApp comercial (47) 3261-0000, onde os moradores podem se cadastrar. Essas interferências na rede pluvial podem gerar turbidez da água, então pedimos a atenção e compreensão de todos. 


Informações Adicionais:
EMASA
(47) 3261-0000
 
Assessoria de Comunicação
Jornalista Renata Furlanetto
Foto: Renata Furlanetto

www.emasa.com.br
www.facebook.com/emasabc


Quer receber as notícias da EMASA?

Bem vindo (a) à Sala de Imprensa do Portal Oficial da Empresa Municipal de Água e Saneamento (EMASA). Notícias e imagens estão disponibilizadas neste espaço. Para sua comodidade, solicitamos que faça seu cadastro para receber todas as notícias referentes a água e esgoto de Balneário Camboriú diretamente em seu e-mail. Agradecemos sua visita e estamos à disposição!