O Grupo Gestor do Produtor de Água do Rio Camboriú fez a primeira Assembleia Ordinária deste ano de 2023, na última semana, e aprovou o Relatório de Atividades realizadas pelo projeto em 2022.
A reunião aconteceu de forma online e foram abordadas as ações que o Produtor de Água exerceu durante o último ano e constam no relatório: adesões de parceiras; vistorias; monitoramentos; visitas e eventos. Também foi discutido a continuidade do planejamento estratégico e o andamento do plano de ação do programa para 2023.
Participaram do encontro representantes de 10 instituições que compõem o grupo gestor: EMASA, The Nature Conservancy (TNC), Secretaria do Meio Ambiente de Balneário Camboriú (SEMAM), Polícia Militar Ambiental, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Camboriú, Instituto Federal Catarinense (IFC), Comitê Camboriú, Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), Águas de Camboriú, Fundação do Meio Ambiente de Camboriú (FUCAM). Foram convidados para participar também a Agência Nacional de Água e Saneamento Básico (ANA) e Associação Comunitária da Limeira.
Sobre o Produtor de Água
Criado pela Empresa Municipal de Água e Saneamento (EMASA), o projeto visa através de ações, a conservação dos recursos hídricos da bacia do Rio Camboriú, que é composta pelos municípios de Camboriú e Balneário Camboriú e abastece ambas cidades.
Atualmente, são 27 propriedades parceiras que recebem orientações e acompanhamento ambiental e social, compondo o total de 1191 hectares de área de conservação e 71ha em restauração.