Notícias

A ferramenta de gestão “1Doc”, implantada pela Empresa Municipal de Água e Saneamento (Emasa) há nove meses, além de ter melhorado de forma significativa o trâmite dos processos internos e externos, contribui com as ações de sustentabilidade e economia da Autarquia. A implantação do software faz parte do processo de modernização administrativa iniciado em julho de 2018, para uma gestão mais eficiente do serviço público municipal.

O sistema, também adotado recentemente pela Ouvidoria da Prefeitura de Balneário Camboriú e já usado por outros órgãos públicos em Santa Catarina, permite que os servidores façam o encaminhamento de processos de forma ágil, já que funciona em tempo real. Além disso, facilitou o rastreio dos processos, com a redução de ruídos e tempo de tramitação, evitando ainda, o extravio de documentação.

O uso do software, também contribuiu com as ações de sustentabilidade realizadas pela Autarquia, já que reduziu significativamente a impressão de papéis, trazendo ainda economia. Desde a implantação do “1 Doc”, já foram tramitados de forma online cerca de 9.535 processos, com 27.633 anexos e 37.662 despachos. Se calcularmos a média de duas folhas por processos/ anexos e uma por despachos, aproximadamente 112 mil impressões foram deixadas de fazer neste período, o equivalente a 12.400 por mês. Como antes da implantação eram feitas cerca de 15 mil impressões mensal, trouxe uma redução de 80% no uso de papel.

“Sem dúvida o uso desse sistema para os processos internos entre os setores, garantiu agilidade na tramitação de documentos, segurança nos protocolos e mais eficiência no serviço público. Além de trazer economia e contribuir com as ações de sustentabilidade da Autarquia, acreditamos que diminua ainda mais a quantidade de impressões, pois a tendência é que mais serviços possam substituir o trâmite físico pelo eletrônico”, disse o diretor Geral da Emasa, Douglas Costa Beber.

Além de ser uma ferramenta de gestão interna, o “1Doc” pode ser utilizado pelo consumidor, trazendo mais facilidade no atendimento. Processos que antes eram feitos pessoalmente e pela quantidade de papéis geravam custos tanto para o usuário, quanto para a Autarquia, agora são todos feitos pela internet. Atualmente, são nove opções via protocolo eletrônico para fornecedores e consumidores, entre eles: pedidos de Viabilidade e/ou Análise de Projetos; declarações para o Instituto do Meio Ambiente (IMA) ou Prefeitura; Defesa/Recurso e outros requerimentos do Programa Se Liga na Rede; envio da Declaração de Regularidade Sanitária; e de Nota Fiscal.

De acordo com o gerente Financeiro e Comercial, Leonel Seara Neto, o sistema também garante transparência aos processos, uma vez que protocolados eletronicamente o solicitante consegue acompanhar o trâmite, interagir, incluir documentos ou informações solicitadas para análise do caso e ainda, agendar vistoria. “Existe também a opção de cadastrar o número do celular ou e-mail, e assim, a pessoa irá receber notificação cada vez que o pedido sofrer atualização ou movimentação”, completou.

 

Informações Adicionais:
Emasa
(47) 3261-0000

Diretoria de Comunicação
Jornalista: Renata Furlanetto
Estagiária de Jornalismo: Camila Diel Gomes
Foto: Arquivo EMASA

www.bc.sc.gov.br
www.facebook.com/prefeituradebc
www.instagram.com/prefeituradebc
www.twitter.com/prefeituradebc
www.flickr.com/photos/prefeiturabalneariocamboriu

Categoria: (?)

Imagem de destaque da notícia (385px x 277px): (?)

Redimensionar imagem

Seções associadas

>EMASA>Portal>Imprensa>Notícias

Associe abaixo as seções Origem e Destino nas quais deseja publicar o seu conteúdo:
1- Origem: Indique a seção principal, na qual o conteúdo pertence, marcando o RadioButton (bolinha).
2- Destino: Indique a mesma seção para que seja visualizado, marcando o CheckBox (caixinha).
Opcionalmente, marque o CheckBox (caixinha) das outras seções onde também deseja visualizar este mesmo conteúdo.

Exibir somente as seções com direito de publicação.

 Origem  Destino
 EMASA
 Portal
 A Emasa
 Sobre nós
 Estrutura Administrativa
 Sistema de Água
 Captação de Água
 Tratamento e Distribuição de Água
 Sistema de Esgotamento Sanitário
 Coleta e Tratamento de Esgoto
 Termos de Ajuste de Conduta (TACs)
 Termos de Ajuste de Conduta (TACs)
 Programas e Projetos
 Se Liga na Rede
 Produtor de Água do Rio Camboriú
 PEA - JACAMASA
 Serviços
 Cidadão/Empresa
 Aferição do hidrômetro
 Agência Web
 Antecipação de fatura
 Alteração de cadastro
 Comunicar vazamento
 Conta final ou desligamento
 Deslocamento do cavalete
 Deslocamento do ramal
 Declaração Regularidade Sanitária
 Furto de hidrômetro
 Individualização de unidades autônomas
 Ligação de água
 Ligação de esgoto
 Ligação de unidade cancelada
 Parcelamento de débitos
 Protocolos Se Liga na Rede
 Viabilidade e ou análise de projeto
 Observação - solicitação de serviços em unidades autônomas individualizadas
 Observação - comprovação de propriedade
 Servidor
 Portarias
 RH Web
 Webmail
 Fornecedor
 Protocolo Nota Fiscal/ Pré-agendamento entrega
 Requisição materiais almoxarifado
 Downloads
 Instruções caixa de gordura
 Instruções Declaração Regularidade Sanitária
 Manual instalação caixa padrão água
 Manual ligação rede de esgoto
 Laboratórios
 Qualidade da Água Tratada/ Análise água
 Controle de Qualidade Efluentes/ Análise esgoto
 Balneabilidade Praias/ Boletim Semanal
 Licitações
 Licitações
 Licitações concluídas
 Instruções e cadastro fornecedor
 Editais e Concursos
 Editais
 Concursos
 Imprensa
 Notícias
 Áudios
 Vídeos
 Manual da Marca
 Cadastro mailing
 Home
 Consultas
 Dados cadastrais e da unidade
 Histórico de consumo e pagamentos
 Manual instalação caixa padrão água
 Manual ligação rede de esgoto
 Simulador valor da fatura
 Tabela Tarifária
 Solicitações
 2ª Via fatura
 Atualização cadastral
 Declaração Regularidade Sanitária
 Fatura Digital
 Ligação de água
 Ligação de esgoto
 Processos Se Liga na Rede
 Acesso Rápido
 2ª via fatura (simplificada)
 Está sem água?
 Tabela Tarifária
 Agência Web
 Protocolo Eletrônico
 Análises
 Auxiliar
 Dicas
 Guia do Consumidor
 Legislação
 Ouvidoria
 Portal da Transparência
 Rastreamento da Frota

           

Quer receber as notícias da EMASA?

Bem vindo (a) à Sala de Imprensa do Portal Oficial da Empresa Municipal de Água e Saneamento (EMASA). Notícias e imagens estão disponibilizadas neste espaço. Para sua comodidade, solicitamos que faça seu cadastro para receber todas as notícias referentes a água e esgoto de Balneário Camboriú diretamente em seu e-mail. Agradecemos sua visita e estamos à disposição!