A manutenção de dois filtros da Estação de Tratamento de Água (ETA) da Emasa, com a troca do material filtrante, serviço que prosseguirá ainda até sexta-feira desta semana e a avaria na válvula de limpeza num terceiro filtro, causou a redução da vazão de água tratada para os reservatórios 1 e 2. Por causa disso, esses reservatórios baixaram muito seus níveis durante o dia de hoje (10), podendo causar problemas no abastecimento de regiões mais altas da cidade nos dias subsequentes, se perdurar o consumo mais elevado em função do calor.
A troca do material filtrante já foi executada em quatro outros filtros (são seis), de maneira preventiva, preparando o sistema para trabalhar a contento na alta temporada e é um trabalho absolutamente necessário para garantir normalidade do abastecimento quando da ampliação do consumo no verão, quando o tratamento deverá chegar a mais de mil litros por segundo.
O nível dos reservatórios se recupera à noite, quando a pressão da rede aumenta em função da redução do consumo. Entretanto, a Emasa recomenda uso racional da água até a quinta-feira, dia 13, para evitar um impacto maior no consumo. A ETA está trabalhando com oferta de 600 litros por segundo de água tratada.
A Emasa mantém esforço máximo para operar na temporada de modo a reduzir a possibilidade de falta de água na cidade, com investimentos já realizados em adutoras, tanto a da Marginal Leste quanto a que ampliará a capacidade de atual de recalque de água bruta, de 400 mm para 800 mm, além de trabalhar na manutenção da capacidade filtrante (o que reduz a perda de água no sistema) e ampliação de cerca de 15% na produção de água tratada.