Já está na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Balneário Camboriú, a Ponte Rotativa Radial com Removedor de Lodo e o acionamento periférico adquirido pela EMASA para equipar o novo decantador secundário que está sendo construído na Estação.
A estrutura eletromecânica do novo decantador, que chegou nesta terça-feira (05), tem por objetivo remover o material sobrenadante e o lodo decantado no fundo do tanque.
O equipamento é composto por uma ponte giratória, removedor de lodo de fundo e superficial, cortina defletora, vertedores, placas defletoras, sistema de acionamento, caixa de escumas, e dispositivo central para apoio e rotação.
A construção do Quarto Decantador secundário da ETE Nova Esperança segue dentro da previsão, e já teve concretada a sua laje de fundo no último dia 26 de agosto. Atualmente, está sendo preparado toda a estrutura de armação de ferro para a instalação das formas para posterior concretagem das paredes laterais do equipamento.
O novo decantador, quando entrar em operação, propiciará maior ganho em eficiência no tratamento do efluente sanitário. Atualmente, a operação está com média de 65% de eficácia no efluente tratado, operando com dois decantadores.