Ações são desenvolvidas pelo programa de Educação Ambiental - JACAMASA
Pelo compromisso com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis – ODS, a Empresa Municipal de Água e Saneamento (EMASA) recebeu nesta quarta-feira (15), em solenidade no Teatro Municipal Bruno Nitz, a certificação Selo Social 2022 – um projeto do Instituto Selo Social com abrangência em todo o Brasil. A premiação foi concedida por meio do Programa de Educação Ambiental (PEA) – JACAMASA, que gerou 08 impactos sociais e 4.500 atendimentos em Balneário Camboriú. Esse foi o quarto ano consecutivo que a Emasa conquista o selo.
O Selo Social reconhece e certifica projetos que impactem positivamente na sociedade. No caso da Emasa, com as ações desenvolvidas pelo programa JACAMASA, voltadas à promoção de práticas e responsabilidades para a conscientização da preservação dos recursos hídricos e cuidados com o sistema de esgotamento sanitário em Balneário Camboriú, atingiu sete dos 17 objetivos para o alcance das metas da Agenda 2030 da ONU no Brasil, sendo: 4. Educação de Qualidade; 6. Água Potável e Saneamento; 11. Cidades e Comunidades Sustentáveis; 12. Consumo e Produção Responsáveis; 13. Ação contra a Mudança Global do Clima; 14. Vida na Água; e 17. Parcerias e meios de implementação.
“Este foi o quarto ano consecutivo que a Emasa é certificada com o Selo Social, ou com ações do Programa Produtor de Água ou do Programa de Educação Ambiental Jacamasa. Ambas iniciativas voltadas à conscientização da população e práticas de conservação e cuidado de produtores rurais em suas propriedades, para a preservação e o cuidado com a nossa água, um bem tão precioso e necessário”, destaca o diretor-geral da Emasa, Douglas Costa Beber.
Sobre o JACAMASA
O Programa de Educação Ambiental (PEA) JACAMASA – “Emasa levando água e conhecimento até você”, foi criado com o intuito de promover a sensibilização da população quanto ao papel de cada um, a respeito de práticas sustentáveis, na preservação dos recursos hídricos e da importância e funcionamento do Sistema de Esgotamento Sanitário. O projeto visa alcançar diferentes públicos-alvo, desde professores, colaboradores internos, alunos de cursos técnicos ou superior na área ambiental e alunos do ensino fundamental e infantil.
Sobre o Selo Social
O Instituto Selo Social atua na mobilização dos setores públicos, privados e da sociedade civil, integrando-os como co-responsáveis pelo alcance das metas da Agenda 2030 em seu território, através dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - ODS. Os objetivos são um apelo global à ação para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade.
Ao todo, 61 empresas, órgãos públicos e Organizações Não Governamentais – ONG’s, foram reconhecidas. Entre os certificados estão 21 órgãos públicos de Balneário Camboriú. Foram registrados ao todo, 676 impactos sociais positivos de 180 projetos desenvolvidos nos dois municípios, que contribuem diretamente com a chamada Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas – ONU. As inscrições para o ciclo 2023 já estão abertas. A participação é totalmente gratuita, mas com vagas limitadas e devem ser feitas, exclusivamente on-line, em selosocial.com/inscricao.