A manutenção da rede coletora de esgoto em Balneário Camboriú, executada por meio da Empresa Municipal de Água e Saneamento (Emasa), é um trabalho contínuo em ruas de todos os bairros da cidade. O serviço visa a prevenção e saúde do sistema de esgotamento sanitário do município e o bom funcionamento da rede pública.
Somente em 2022, a limpeza ocorreu em quase 700 ruas nos bairros: Ariribá; Iate Clube; Estados; Praia dos Amores; Municípios; Pioneiros; Nações; Vila Real; Centro; Nova Esperança; São Judas; e Barra. Durante a limpeza, removem lixos, resultado de descartes inadequados, como: panos, plásticos, pedras, restos de construção civil e gordura que prejudicam e provocam o entupimento da rede coletora.
Em janeiro de 2023, 50 ruas foram contempladas até o momento nos bairros: Nova Esperança, Vila Real, Laranjeiras e Taquaras. E neste mês de fevereiro, a limpeza preventiva segue em ruas dos bairros Vila Real e Praia dos Amores.
A EMASA lembra que o bom funcionamento da rede coletora de esgoto também depende da contribuição e responsabilidade de cada cidadão. Além de descartar os dejetos corretamente, evitando que causem obstrução e prejuízos à rede, todos os imóveis localizados em áreas contempladas pelo sistema de rede de esgoto do Município devem estar ligados corretamente à rede externa. A fiscalização e vistorias constantes são feitas pela equipe do Programa Se Liga na Rede.