Foi criado um ponto de coleta de óleo de cozinha na sede administrativa da Empresa Municipal de Água e Saneamento (EMASA), localizada na Quarta Avenida, n° 250, Centro, Balneário Camboriú. Esse ponto de coleta faz parte do projeto “Óleo no Futuro”, da Secretaria de Meio Ambiente (SEMAM). Há um coletor instalado no local, onde as pessoas devem levar recipientes, de preferência em garrafas pet, com óleo de cozinha usado.
A divulgação desse novo ponto de coleta ocorrerá por meio da fatura de água com os dizeres: "Sobrou óleo de cozinha? Não jogue pelo ralo! Traga até o ponto de coleta de óleo de cozinha localizado na sede da EMASA, na Quarta Avenida, e contribua para o meio ambiente".
A coleta de óleo de cozinha é extremamente importante para evitar que este material seja despejado nas tubulações e contamine os mananciais. Este trabalho é uma parceria com a Secretaria de Meio Ambiente de Balneário Camboriú (SEMAM) e a empresa Ambiental Santos, que coleta o óleo sem nenhum custo para a produção de sabão.
Além dos serviços prestados, a EMASA tem empreendido esforços para atuar e ampliar as ações de responsabilidade socioambiental, buscando estimular a conscientização dos usuários e incentivando ações que podem contribuir significativamente para o meio ambiente. Esta simples ação de recolhimento do óleo de cozinha contribui para evitar entupimento das redes de esgoto e reduzir a poluição ambiental dos nossos mananciais.