A Empresa Municipal de Água e Saneamento (EMASA) avança nas melhorias para a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), localizada no Bairro Nova Esperança. Entre as ações, está em operação o terceiro decantador, equipamento utilizado no processo de tratamento do esgoto e a manutenção da lagoa de aeração.
Nesta época do ano, onde há um aumento considerável da população e consequentemente, dos efluentes produzidos, o terceiro decantador auxiliará na condição operacional da ETE. “Vai melhorar o processo de separação do lodo do esgoto tratado, portanto, a clarificação do efluente final terá mais qualidade”, destaca o analista Químico Caio Cardinali, do departamento de Qualidade de Esgoto.
Diariamente chegam à Estação de Tratamento de Esgoto, cerca de 500 litros por segundo de esgotos transportados por mais de 220km de redes coletoras e interceptores e um total de 24 estações elevatórias. Para o próximo ano, a Emasa irá apresentar o projeto de ampliação da ETE e início da execução que prevê o aumento gradual da capacidade de tratamento do esgoto bruto.