A Empresa Municipal de Água e Saneamento de Balneário Camboriú, Emasa, completou esta semana o envio de informações para a atualização do cadastro da empresa no Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento Básico (SINISA).
Balneário Camboriú pertence ao grupo das cidades brasileiras com praticamente 100% de rede coletora de esgoto instalada em todos os bairros. Todo o efluente captado na cidade é tratado na Estação de Tratamento de Esgoto Nova Esperança, que apresenta atualmente um grau de eficiência superior a 70%.
Balneário Camboriú atingiu a universalização do saneamento a partir da conclusão da obra de instalação de rede nos bairros Estaleiro e Estaleirinho, em julho deste ano. Foram instalados nos dois bairros 32 Km de rede de esgoto, doze estações elevatórias, além de poços de visita, emissários e ligações que levam o efluente até a ETE
Com quase 100% de rede de esgoto instalada, faltando apenas alguns pontos mais distantes e pontas de rede, Balneário Camboriú antecipa em praticamente 10 anos o marco temporal do saneamento básico previsto pelo Governo Federal (2033).
Segundo o Instituto Trata Brasil, apenas 55% da população brasileira tem rede de esgoto instalada. Em Santa Catarina, atualmente, são 45% da população que tem rede de esgoto na porta.