A água é um bem natural e essencial para a vida de todos os seres vivos. Para reforçar a importância do cuidado, é comemorado nesta quinta-feira (22), o Dia Mundial da Água. A data foi criada com o objetivo de alertar a população sobre o uso racional desse recurso e a importância de preservá-lo. Em Balneário Camboriú, a Empresa Municipal de Água e Saneamento (EMASA) tem projetos para preservação dos recursos hídricos como o Produtor de Água, que incentiva proprietários rurais a adotarem práticas conservacionistas em suas propriedades.
Atualmente, 18 proprietários rurais estão inscritos, totalizando 975,28 hectares de área conservada e 58,77 hectares destinados a restauração. Além de preservar a bacia hidrográfica para continuar tendo água com qualidade e quantidade para o abastecimento público, as práticas envolvem a recuperação de áreas degradadas, conservação dos remanescentes florestais nativos, o manejo adequado do solo e a conservação de estradas rurais.
"As inscrições são voluntárias e feitas através de chamamento publicado pela EMASA. O edital está disponível no site da Empresa e fica aberto durante todo o ano. Os interessados em participar devem protocolar os documentos no órgão municipal", explicou o diretor-geral da EMASA, Carlos Haacke.
Além deste projeto, Balneário Camboriú e Camboriú firmaram parceria para a implantação do Parque Inundável Multiuso. O espaço tem como objetivo regularizar a vazão do Rio Camboriú e conter cheias nas áreas ribeirinhas. O local terá capacidade para armazenar de 2 a 3 bilhões de litros de água bruta, para serem usadas quando necessário. Além de aumentar a disponibilidade hídrica e deter as vazões de cheias, o projeto também será um espaço para uso recreativo e de conservação ambiental dessa área.
Consumo responsável
Embora encontrada em grande quantidade no planeta, a água passa por um tratamento até se tornar potável. Para que este recurso não se torne escasso, a população precisa adotar medidas de conscientização. Além de preservar o meio ambiente, racionar água garante também a economia na conta de água.
Confira algumas dicas para economizar água:
- Cheque vazamentos em canos e não deixe torneiras pingando. Um gotejamento simples, pode gastar cerca de 45 litros de água por dia.
-Deixe pratos e talheres de molho antes de lavá-los.
- Feche a torneira quando estiver escovando os dentes ou fazendo a barba. Só abra quando for usar. Uma torneira aberta por cinco minutos desperdiça 80 litros de água.
- Evite lavar garagens e calçadas neste período. Uma mangueira aberta por 30 minutos libera cerca de 560 litros de água.
- Não tome banhos demorados, cinco minutos são suficientes. Uma ducha durante 15 minutos consome 135 litros de água.
- Antes de lavar pratos e panelas, limpe os restos de comida com uma escova ou esponja e jogue no lixo.
_______________________
Informações Adicionais:
EMASA
(47) 3261-0000
Diretoria de Comunicação
Jornalista: Kattiúcia Villain
Foto: Ivan Rupp
(47) 3267-7197