A Empresa Municipal de Água e Saneamento de Balneário Camboriú (EMASA) iniciou nesta quarta-feira (16), a limpeza completa do decantador 01 da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), do Bairro Nova Esperança. A previsão é de que até sexta-feira (18), o serviço de limpeza esteja completo e o equipamento volte a operar normalmente.
"A limpeza e manutenção dos decantadores é uma etapa importante de manutenção preventiva com os objetivos de limpeza, verificação e manutenção dos equipamentos eletromecânicos, resultando em melhora significativa na eficiência e na qualidade do efluente sanitário tratado. Após esta etapa de tratamento o efluente é direcionado para o nosso tanque de contato onde ocorre a desinfecção com a utilização de cloro gás, para, daí sim, ser lançado no Rio Camboriú”, explica o diretor-técnico da Emasa, Alexandre Motta.
Segue, também, em bom ritmo, a obra de construção do quarto decantador que já teve concluída a colocação do concreto não estrutural na base, onde, sobre a camada de concreto colocada, está sendo montada a estrutura de ferro para a concretagem definitiva da lage de fundo, que terá uma espessura de 40 cm.
Também operam normalmente os dois equipamentos de gradeamento fino mecanizado instalados nas calhas de entrada do tratamento preliminar de esgoto. O gradeamento é um processo preliminar utilizado na Estação de Tratamento de Esgotos com a finalidade de separar sólidos grosseiros presentes no efluente, através de operação física de gradeamento mecanizado. A remoção desses sólidos protege os equipamentos eletromecânicos (bombas, válvulas, aeradores, removedores) e impede, ainda, o depósito em tubos, canais e tanques, oferecendo segurança e eficiência operacional.
O tratamento do esgoto que chega a ETE atualmente está com 65% de eficiência.