Notícias

Assinado, neste dia 24 de novembro, o contrato entre a empresa Deloitte e Agesan, para realização da revisão da metodologia tarifária dos prestadores de serviço de água e esgotamento sanitário do Estado de Santa Catarina. Dentre as concessionárias reguladas pela Agesan, a Emasa será a primeira a receber o serviço.

O objetivo desta ferramenta  é analisar e definir o modelo tarifário para cada município. Segundo Sérgio Grando, diretor geral da Agesan, “a metodologia de cálculo de uma tarifa deve buscar os princípios de eficiência, equidade, justiça, equilíbrio financeiro, simplicidade e estabilidade, sinalizando a direção do mínimo custo aos consumidores e provendo o uso racional dos serviços de abastecimento de água e de esgotamento sanitário. Dessa forma, é necessário garantir tanto o equilíbrio econômico-financeiro da empresa para a prestação do serviço, por meio do nível tarifário adequado, como uma tarifa que possibilite a correta alocação dos custos ao usuário, por meio de uma estrutura tarifária justa”.

A etapa do diagnóstico fornecerá informações que serão importantes para caracterizar cada uma das concessionárias, observando os aspectos operacionais, econômicos e financeiros, dentre eles: índice de atendimento total de água; índice de atendimento de água; consumo médio de água por economia; consumo de água, faturado por economia; consumo médio per capita de água; extensão da rede de água por ligação; índice de perdas de faturamento; índice de perdas na distribuição; margem da despesa de exploração; despesa de exploração por m³; retorno sobre o patrimônio líquido.

O procedimento poderá ser realizado em até 8 (oito) meses e a empresa executará seus serviços em quatro etapas: análise e definição de modelo tarifário, diagnóstico da situação atual, análise econômico-financeiro e modelo tarifário e por último a implementação e acompanhamento.

Ao final de cada etapa de execução será entregue pela empresa um relatório a qual deverá ser aprovado pela equipe técnica da AGESAN.

Para a secretária de Estado do Desenvolvimento Sustentável de Santa Catarina (SDS), Lucia Dellagnelo, presente no ato da assinatura, “a Agesan  está prestando um excelente papel como Agência Reguladora, efetuando esta revisão tarifária aos municípios”.

De acordo com o diretor geral da Agesan, Sérgio Grando, “esta revisão tarifária é importante para que se mantenha a sustentabilidade, por isso, a  importância dessa metodologia, além do que, esses estudos darão garantia de uma tarifa justa, pois até agora a Agesan tem efetuado reajustes”.

Representando a Emasa, esteve presente ao ato o diretor administrativo e financeiro, Paulo Milton dos Santos Júnior.

Quer receber as notícias da EMASA?

Bem vindo (a) à Sala de Imprensa do Portal Oficial da Empresa Municipal de Água e Saneamento (EMASA). Notícias e imagens estão disponibilizadas neste espaço. Para sua comodidade, solicitamos que faça seu cadastro para receber todas as notícias referentes a água e esgoto de Balneário Camboriú diretamente em seu e-mail. Agradecemos sua visita e estamos à disposição!