Balneário Camboriú sediará, a partir desta terça-feira (26) e até sexta, dia 29, o Workshop de Monitoramento de Fundos de Água, organizado pelo Projeto Natural Capital e a Aliança Latino-Americana de Fundos de Água. O evento ocorrerá na Pousada Ponta do Lobo, situada na Rua Hercelina Maria Vieira, 265, na Praia do Estaleiro.
Segundo Kelli Cristina Dacol, Gerente de Apoio Administrativo da Emasa, “os objetivos do evento são promover o alinhamento e estabelecer princípios para o monitoramento social e hidrológico de fundos de água; compartilhar, discutir e aprimorar o trabalho de monitoramento em fundos de água, utilizando estudos de caso; e estabelecer os próximos passos para compartilhamento de informações, temas prioritários para o futuro e fontes de financiamento”.
O workshop é realizado uma vez por ano com a finalidade de trocar experiências e partilhar informações. Diz Kelli que “a escolha de Balneário Camboriú se deu em virtude do trabalho realizado pela Emasa através do Projeto Produtor de Água do Rio Camboriú. O interesse ocorreu depois que integrantes da Universidade de Stanford estiveram na cidade e visitaram o projeto, juntamente com parte da equipe do Projeto Natural Capital”.
Estarão presentes representantes e técnicos de diversos países trocando experiências e visitando as áreas vinculadas ao Projeto Produtor de Água do Rio Camboriú.
No calendário, a quarta-feira, 27, será reservada à apresentação da experiência de Balneário Camboriú e na quinta-feira uma saída de campo, com visitas às áreas do Projeto, ERAB (Estação de Recalque de Água Bruta) e ETA (Estação de Tratamento de Água).