A Empresa Municipal de Água e Saneamento de Balneário Camboriú, Emasa, promove no próximo dia 06 de dezembro evento em que será apresentado por técnicos da empresa a produtores rurais o Projeto Produtor de Água do Rio Camboriú.
O objetivo do encontro é atrair novos participantes para o projeto. O evento ocorre na sexta-feira da semana que vem (06), a partir das 18h, no salão da Igreja Santo Antônio do Caetés, em Camboriú.
O Produtor de Água do Rio Camboriú é um programa ambiental desenvolvido pela Emasa visando a conservação dos recursos hídricos da bacia do Rio Camboriú. Ele remunera quem conserva e restaura a vegetação nativa ao longo do Rio Camboriú e seus afluentes melhorando a produção de água e a biodiversidade da bacia.
O Projeto Produtor de Água do Rio Camboriú foi criado pela Lei Municipal nº 3026/2009. É um programa de conservação e recuperação dos mananciais na Bacia Hidrográfica do Rio Camboriú, gerido por instituições públicas, sociedade civil organizada e iniciativa privada, que incentiva proprietários rurais a adotar práticas sustentáveis de uso do solo para promover segurança hídrica, por meio do pagamento por serviços ambientais.
Os proprietários participantes são recompensados com incentivos financeiros por serviços ambientais, tendo como base a lei de criação da EMASA, Lei Municipal nº 2498 de 31 de outubro de 2005, que prevê no art.5° §3° investimento obrigatório de pelo menos 1% da renda bruta anual em programas de preservação e recuperação ambiental.
Além do Projeto Produtor de Água do Rio Camboriú, a Emasa também investe em meio ambiente em outros programas, como o Se Liga na Rede e o Jacamasa, além da locação de áreas de rizicultura para a segurança hídrica de Balneário Camboriú e Camboriú durante a temporada.