A equipe do Produtor de Água do Rio Camboriú, vistoriou três propriedades parceiras do projeto na última semana, duas localizadas no Braço e uma na Areia Vermelha. A visita nas propriedades, que conta com auxílio de drone, ocorre a cada seis meses, para verificar se os participantes estão cumprindo os requisitos que contribuem com a conservação da bacia hidrográfica do Rio Camboriú. Durante a visita, também fizeram a coleta de água para análise da qualidade.
Na localidade do Braço, a primeira propriedade vistoriada foi de Nery Gonçalves, participante desde 2013. Dos 21,7001 hectares de propriedade, inseriu no projeto 15,6888 hectares de conservação e 1,1696 hectares de restauração, totalizando 16,8585 hectares. A equipe também esteve na propriedade de Renato Tadeu Rodolfo. Participante desde 2015, inseriu no projeto 30,1970 hectares de conservação, do total de 51,2838 hectares de propriedade,
A terceira propriedade vistoriada, localizada na Areia Vermelha, pertence a Luiz Carlos Campos, parceiro do Produtor há sete anos. Dos 22,6139 hectares de propriedade, inseriu no projeto 5,5925 hectares de conservação e 1,1016 hectares de restauração, totalizando 6,6941 hectares. “As vistorias tiveram saldo positivo, e os proprietários estão aptos a receberem o auxílio pago pela Emasa pelos serviços ambientais prestados”, relata a coordenadora do projeto, engenheira Ambiental Rafaela Comparim Santos.
Sobre o Produtor de Água
O Produtor de Água do Rio Camboriú foi criado pela Empresa Municipal de Água e Saneamento de Balneário Camboriú (EMASA) em 2009, inspirada pelo Programa Produtor de Água da Agência Nacional de Águas (ANA) e por experiências internacionais. A iniciativa destina parte dos recursos da arrecadação anual, para a conservação e recuperação da bacia hidrográfica do Rio Camboriú, incentivando proprietários rurais a adotarem práticas conservacionistas em suas propriedades. Atualmente, conta com 26 propriedades participantes, com a inserção de 1.147,33 hectares de área conservada e 71,89ha em processo de restauração.