Desde que começou a ser realizado no início do mês de abril, o desassoreamento do Rio Peroba permanece em operação. Após praticamente 60 dias de atividades, o maquinário já retirou mais de 7.000 m³ de lodo acumulado no fundo do rio. A previsão de retirada total é de 13.500 m³ de materiais e sedimentos que ao longo do tempo vão naturalmente se acumulando, diminuindo a profundidade do rio e ocasionando alagamentos e enchentes com mais facilidade em períodos de chuva.
No total serão 1150 metros de extensão a serem desassoreados no Rio Peroba, em que 500 metros deste total já foram realizados.
“Essa é uma obra importante que revitaliza o Rio Peroba, melhorando sua vazão e trazendo mais segurança para os moradores do entorno em períodos de chuvas fortes. É uma reivindicação de lideranças comunitárias e de moradores aqui da região que está sendo realizada e vai tirar da calha do Rio Peroba milhares de toneladas de lodo e entulho”, pontua o prefeito Fabrício Oliveira.
O desassoreamento do Rio Peroba é uma ação esperada pelos moradores do entorno de suas margens, pois são os mais atingidos em períodos de enchentes. No início deste ano o assunto foi pauta de uma importante reunião entre moradores e lideranças comunitárias locais em que o prefeito Fabrício Oliveira determinou a ação para amenizar problemas de alagamentos.
“Durante este trabalho foram retirados pneus, eletrodomésticos e lixos de toda ordem. É preciso que a população também faça a sua parte e entenda que um rio não pode ser visto como depósito de lixo doméstico” relata Alberto Zocco, fiscal do contrato que executa a limpeza do Rio Peroba.