Segundo a análise da coleta realizada na última sexta-feira (24) pelo Freitag Laboratórios, a qualidade da água do mar permanece positiva nas Praias Agrestes e em toda extensão da Praia Central, em Balneário Camboriú. Este resultado acontece desde setembro de 2019, inclusive conquistando a classificação máxima no Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA). Outro ponto positivo é a balneabilidade da Lagoa de Taquaras, local que historicamente apresentava problema com a balneabilidade (confira no link: https://bit.ly/2tCJ9vE).
Durante a temporada de verão até o dia 30 de março, as coletas municipais feitas feitas laboratório Freitag – credenciado pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA) e acreditado no INMETRO – acontece três vezes por semana, para que a atualização da qualidade da água do mar possa ser acompanhada com mais frequência, já que Balneário Camboriú é uma cidade turística e após períodos de chuva (comuns nesta época), o resultado pode ser afetado.
Os 15 pontos analisados são: praias de Estaleirinho, Estaleiro, Taquaras (em frente ao ponto de ônibus e à Escola Municipal), Laranjeiras, e Praia Central em frente à Rua 4009 – Pontal Sul, Pontal Norte, e nas ruas 4000, 3500, 3000, 2500, 2000, 1400, 51 e 1001.
O laboratório contratado pela Empresa Municipal de Água e Saneamento (EMASA) para analisar a qualidade da água das praias desde março de 2018, segue criteriosamente as diretrizes nacionais, de acordo com a resolução do Conama, como por exemplo: a profundidade do nível da água no momento da coleta, o correto armazenamento da amostra e a esterilização dos materiais utilizados.