Três propriedades pioneiras do Programa Produtor de Água do Rio Camboriú – atuantes na recuperação e conservação de áreas de preservação permanente às margens rio – receberam a equipe do projeto nesta terça-feira (01), para a vistoria de rotina. As propriedades, localizadas no Braço e Limeira, participam do programa desde 2013.
As vistorias ocorrem a cada seis meses para liberar o Pagamento por Serviços Ambientais (PSA), calculado pela área inserida. Na localidade do Braço, a propriedade de Nery Gonçalves, com 21.70 hectares, foi a primeira a aderir ao Produtor de Água, inserindo uma área de 16.86 hectares com características de conservação e restauração de florestas e mananciais.
Já na Limeira tiveram duas vistorias: na propriedade de Waldyr Bauer, de 42 hectares, e uma área de 38 ha com características de conservação de florestas e mananciais inserida no programa. E a Associação Limeira, que também recebeu a visita. Com área total de 8.96 hectares, participa com uma área de 8.38 ha com características de conservação e restauração de florestas e mananciais. “As três propriedades visitadas pelo suporte técnico continuam com as áreas inseridas dentro dos requisitos e estão aptas para a liberação do auxílio financeiro”, disse a engenheira Ambiental, Rafaela Santos.
O Produtor de Água do Rio Camboriú prevê ações de conservação da vegetação nativa e restauração de áreas degradadas, por meio de auxílios financeiros aos proprietários que integram o programa. Até o momento, a iniciativa conta com 26 propriedades parceiras e possui 1.129 hectares de área conservada, além de 59 hectares em processo de restauração.
Informações Adicionais:
Emasa
(47) 3261-0000
Diretoria de Comunicação
Estagiária de Jornalismo: Camila Diel Gomes
Foto: Equipe do Produtor de Água
www.bc.sc.gov.br
www.facebook.com/prefeituradebc
www.instagram.com/prefeituradebc
www.twitter.com/prefeituradebc
www.flickr.com/photos/prefeiturabalneariocamboriu