Uma capacitação para professores da Rede Municipal de Ensino, sobre o novo Programa de Educação Ambiental (PEA) da Empresa Municipal de Água e Saneamento (EMASA), realizada nesta segunda-feira (03), marcou a abertura da Semana do Meio Ambiente, que acontece de 3 a 7 de junho em Balneário Camboriú.
Antes do Programa ser lançado nas escolas com a participação do mascote JACAMASA, os operadores da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Nova Esperança, Ana Carolina Nicolau e Hilário Zornitta, apresentaram aos 30 professores das turmas contempladas neste primeiro momento, como será a dinâmica do PEA com os alunos e um pouco da história do Saneamento Básico, a importância e o funcionamento do Sistema de Esgotamento Sanitário e abastecimento de água em Balneário Camboriú.
“O objetivo do PEA é a conscientização das pessoas sobre a educação ambiental, e o papel de cada um na conservação do meio ambiente para termos praias e rios limpos e para isso, mostrar a importância do tratamento de esgoto no Município. Por isso, escolhemos iniciar pelas escolas, porque as crianças irão se envolver e levar o conhecimento para as suas casas, e nesse processo será fundamental ter a participação dos professores”, ressaltou Hilário.
Também participaram da abertura do encontro a secretária de Educação, Rosângela Borba, a diretora de Desenvolvimento Ambiental da SEMAN, Maria Heloísa Furtado Lenzi e a educadora ambiental do Programa Terra Limpa, Viviane Ordones. “É de extrema importância trabalharmos sobre educação ambiental em sala de aula e tenho certeza de que nossos professores estarão envolvidos junto com os alunos, na dinâmica desse programa”, mencionou a secretária de Educação em sua fala.
O Programa de Educação Ambiental (PEA), será desenvolvido em parceria com o Programa Terra Limpa, da Secretaria do Meio Ambiente e a Secretaria de Educação.
Sobre o PEA – JACAMASA
Por desenvolver atividades que utilizam os recursos hídricos, a Estação de Tratamento de Esgoto de Balneário Camboriú – ETE Nova Esperança, possui uma grande responsabilidade em garantir a conservação da qualidade da água disponível no Rio Camboriú. Mas para isso, é necessário o envolvimento de toda a sociedade, e a necessidade de os órgãos públicos desenvolverem Programas de Educação Ambiental.
Por isso, a Emasa, por meio dos colaboradores que atuam na ETE Nova Esperança, os operadores Ana Carolina Nicolau e Hilário Zornitta, o analista Químico, Caio Cardinali e a engenheira Química, Tânia Pedrelli, desenvolveram o Programa de Educação Ambiental (PEA), que será lançado em breve nas escolas da Rede Municipal.
O objetivo, é capacitar colaboradores e a população do Município a respeito de práticas sustentáveis e da importância e funcionamento do Sistema de Esgotamento Sanitário: conscientizá-los sobre a importância do tratamento de esgoto; das práticas para a conservação da rede pública; a correta utilização do sistema domiciliar de coleta de esgoto; e o papel dos diferentes atores sociais na conservação da qualidade dos recursos naturais. “A ideia é iniciar pelas escolas Municipais e depois estender para escolas particulares, colaboradores internos da Emasa, Associação de Moradores e alunos de cursos técnicos na área ambiental”, completou Ana Carolina.
Informações Adicionais:
Emasa
(47) 3261-0000
Diretoria de Comunicação
Jornalista: Renata Furlanetto
Foto: Renata Furlanetto
(47) 3267-7197
www.bc.sc.gov.br
www.facebook.com/prefeituradebc
www.instagram.com/prefeituradebc
www.twitter.com/prefeituradebc
www.flickr.com/photos/prefeiturabalneariocamboriu