A primeira reunião do Comitê Intersetorial de Monitoramento e Acompanhamento das Obras da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Balneário Camboriú ocorreu na sexta-feira (10), na sede da OAB. O Comitê foi instituído por decreto assinado pelo prefeito Fabrício Oliveira após reunião inicial em que entidades se uniram em prol do Rio Camboriú.
Na reunião, técnicos apresentaram os passos dados até aqui em relação às obras da ETE e os próximos passos previstos no cronograma da obra. Presentes na reunião, representantes da OAB/SC, ACIBALC, SINDILOJAS, SINDISOL e BC Convention, Observatório Social, CDL, AMPE e Comitê da Bacia do Rio Camboriú e da Prefeitura Municipal (Meio Ambiente, Articulação, Emasa).
No encontro, toda a parte técnica de funcionamento da ETE foi explicado por técnicos da Emasa, assim como o que já foi feito, o que está sendo implantado e o cronograma a ser seguido. Os técnicos responderam, também, às dúvidas apresentadas pelos representantes do comitê.
Para a Dra. Emanuelle Morais Carnevalli, representante da OAB/SC, “A reunião foi muito produtiva e o objetivo foi alcançado, com a equipe da Emasa nos apresentando o cronograma do que já está sendo feito. Teremos relatórios a cada 15 dias e acreditamos que pela programação passada, chegaremos na próxima temporada com a ETE com o funcionamento em boas condições. O que nos deixa confiantes, também, é o estudo de outras possibilidades, além das firmadas no TAC com o IMA e o MP”.
Para o representante do CDL no encontro, João Tomás Pereira, “a reunião foi proveitosa na medida que esclareceu os representantes das entidades do Comitê sobre as medidas que estão sendo tomadas para a recuperação da lagoa de aeração e o compromisso de manter a sociedade civil organizada a par do passo a passo dessa recuperação e das medidas que levarão a construção de um novo tanque de aeração de concreto”.