As ruas em obras podem ter o trânsito alterado
A implantação da rede coletora de esgoto nas Praias de Estaleiro e Estaleirinho – únicos bairros que ainda não possuem saneamento em Balneário Camboriú – teve 40% da obra executada, com mais de 9.200 mil metros de rede implantados e 1.350 mil metros de linha de recalque; e duas Estações Elevatórias de Esgoto. Até o momento, 46 ruas foram contempladas, sendo: 36 ruas com a rede concluída - 18 no Estaleirinho e 18 no Estaleiro. Destas, 06 ainda serão repavimentadas e 10 estão com serviço em andamento ou com alguma pendência, como os casos que precisam da detonação de rocha. As obras iniciaram no fim do mês de outubro de 2021.
Nesta semana, estão em andamento três frentes de trabalho no Estaleiro: Rua Antônio Torquato (trecho com trânsito interrompido); Rua Vereador Domingos Fonseca; e um trecho na Avenida Rodesindo Pavan (próx. Rua Antônio Torquato). Durante a execução, o trânsito nas ruas sofre alteração, ficando em meia pista ou interrompido, conforme a necessidade, com aviso prévio aos moradores – das 7h às 18h.
Sobre a obra
A obra faz parte do projeto de ampliação do Sistema de Esgotamento Sanitário (SES) do Município, sendo contratada pela Empresa Municipal de Água e Saneamento (EMASA) e executada pela CFO - Construtora Fonseca e Oliveira LTDA. Compreende a implantação de 32.706 metros de rede coletora e adutora de esgoto; estações elevatórias; poços de visita; emissários e ligações de esgoto nos bairros Estaleiro e Estaleirinho, que levarão os dejetos até a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), reduzindo a poluição nos rios e praias. O valor licitado foi de R$ 9.983.766,44 e o prazo previsto para a execução é de 18 meses.
Durante a execução da obra, a Emasa pede a compreensão dos moradores, já que haverá interdição de passagem e movimentação de máquinas e operários trabalhando nas ruas, o que poderá alterar a rotina das pessoas. Também informa que para a execução dos serviços, em alguns momentos serão necessárias interrupções programadas ou até emergenciais no abastecimento de água, já que as redes podem ser próximas, sendo comunicadas via site e Fala Emasa - whatsApp comercial (47) 3261-0000, onde os moradores podem se cadastrar. Essas interferências na rede pluvial podem gerar turbidez da água, então pedimos a atenção e compreensão de todos.