As obras de ampliação da rede coletora de esgoto seguem para etapa final, com 94% do projeto executado, somando mais de 13 mil metros de rede implantados em 52 ruas e uma rede suspensa em um canal. Porém, mesmo nas ruas já concluídas, os imóveis beneficiados com a nova rede ainda não podem ser conectados à rede externa.
Isso porque, a obra não está totalmente pronta, sendo necessário fazer todos os testes nas redes novas e a interligação com as Estações Elevatórias e a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), do Bairro Nova Esperança. “Se a ligação for feita neste momento, encherá a rede e os dejetos podem transbordar nas ruas e retornar para as residências causando mau cheiro. A ligação só poderá ser feita, após a conclusão total, prevista para início de abril”, completa o diretor-geral da Emasa, Douglas Costa Beber.
A Empresa Municipal de Água e Saneamento (EMASA) informa que quando estiver tudo pronto, será enviado uma correspondência individual para cada imóvel, informando que os moradores já podem fazer a ligação de suas residências à rede externa, com o prazo e todas as orientações necessárias.
Ampliação rede coletora
Nesta semana, a obra segue com duas frentes de trabalho: continuação da implantação da rede na Rua A Loteamento Jardim Denise (meia pista), no Nova Esperança; e início nesta quarta-feira (17), da escavação para implantação da rede na Rua 4600, na Barra Sul. Nesta, o trânsito foi bloqueado e a passagem é permitida apenas para moradores e comerciantes.
Das 52 ruas incluías no projeto de ampliação da rede coletora de esgoto, 47 estão concluídas; duas em andamento; e cinco com algumas pendências em trechos rochosos. A previsão de conclusão é até abril deste ano.
Também fazem parte do projeto e estão prontas, as obras da linha de recalque das ruas Brusque, Bom Retiro e Corupá, no Municípios; Rua Machado de Assis, na Praia dos Amores; e Mário José da Silva, Nova Esperança. E as melhorias nas Estações Elevatórias das ruas Campo Erê e Barra Velha; na Avenida Brasil, Laranjeiras e Parque Bandeirantes. E ainda, a conclusão do novo Emissário da Barra Sul e as obras da nova Subestação de Energia Elétrica e a Casa de Comando da Estação de Recalque de Esgoto 1 (ER1), já em operação desde maio/2020.