As oito Estações Elevatórias de Efluentes da região Central de Balneário Camboriú são as que mais recebem contribuição, devido ao grande fluxo de dejetos provenientes dos imóveis. Com isso, a Empresa Municipal de Água e Saneamento (EMASA) fará a limpeza preventiva dos cestos das elevatórias duas vezes por semana, para manter o bom funcionamento do Sistema de Esgotamento Sanitário do Município. Nesta terça-feira (13), ocorreu a primeira limpeza da semana. Já as elevatórias localizadas nos bairros, recebem esse serviço uma vez por semana ou a cada 15 dias, conforme a demanda.
“Muitas vezes, toda sujeira que chega nas redes e nas elevatórias é resultado do descarte errado de dejetos nas pias, ralos, vasos sanitários, entre outros locais dos imóveis e que não deveriam estar nas redes, por isso as limpezas com maior frequência,” menciona o coordenador da Emasa, Edinan Carlos Gadotti, que acompanha os trabalhos.
Além de elevar os custos da Autarquia, porque as intervenções incluem a utilização de equipamentos especializados e deslocamento de equipes, essas limpezas, principalmente dos cestos, que retém os resíduos para a separação dos sólidos grosseiros, evita que cheguem à Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) comprometendo as etapas do tratamento do efluente. "Sempre ressaltamos e procuramos trabalhar com a conscientização das pessoas de que o cuidado com a rede coletora é papel de cada cidadão, que não deve usá-la como lixo e fazer o descarte dos dejetos corretamente", completa o diretor geral da Emasa, Douglas Costa Beber.
O Município conta com 27 Estações Elevatórias em funcionamento, que recebem a contribuição das redes de esgoto de suas proximidades e têm como principal função, transportar o efluente que vem de uma cota normalmente mais baixa, para uma cota mais elevada até chegar na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), no Bairro Nova Esperança.