Como em todas as épocas de alta temporada, grandes quantidades de briozoários (algas), aportam na orla da Praia Central de Balneário Camboriú, exigindo a atuação dos Agentes de Limpeza Urbana da EMASA para a retirada.
Com as temperaturas mais altas, é comum o aparecimento de briozoários na orla da Praia Central de Balneário Camboriú. Popularmente confundidos com as algas, os briozoários são parentes dos corais. Os animais não causam danos à saúde, apenas mau cheiro no local.
De acordo com a oceanógrafa da Secretaria do Meio Ambiente (Semam), Patrícia Zimmermann, os briozoários vivem em associação com as algas. “Esses animais se formam no fundo do mar e as algas crescem por cima deles. Quando morrem, os briozoários se desgrudam do fundo mar e com a correnteza chegam até a orla da praia, trazendo junto as algas”, explica. Os briozoários se alimentam de nutrientes e microalgas.
Ela ainda lembra que os briozoários se reproduzem mais no verão. “Com o aumento das temperaturas, a tendência é que os briozoários se reproduzam em maior quantidade. Por isso, é mais comum encontrar esses animais nas praias nessa época do ano. Mas não causam nenhum perigo à saúde da população que frequenta o local, apenas mau odor quando expostos ao sol”, reforça.
De acordo com o diretor de Limpeza Urbana da Empresa Municipal de Água e Saneamento (Emasa), Humberto Alves, é realizada diariamente a limpeza e retirada dos briozoários da orla marítima de Balneário Camboriú. “Fazemos o trabalho de limpeza da praia todos os dias, recolhendo os briozoários e encaminhando para o aterro sanitário. Buscamos deixar a cidade sempre limpa e agradável a todos”, conclui.