A equipe do Produtor de Água do Rio Camboriú, vistoriou cinco propriedades parceiras do projeto nesta terça-feira (08). A visita nas propriedades, que conta com auxílio de drone, ocorre a cada seis meses, para verificar se os participantes estão cumprindo os requisitos que contribuem com a conservação da bacia hidrográfica do Rio Camboriú.
Três propriedade vistoriadas estão localizadas no Braço. A primeira, pertence a Argeu Bernardes, participante desde 2014. Da área total de 7,72 hectares de propriedade, inseriu no projeto 1,85 hectares de conservação. A segunda propriedade também está inserida desde 2014, sendo de José Duarte Cesário Pereira, que, de 12,40 hectares de propriedade, inseriu no projeto 1,15 hectares de conservação. Nessas duas propriedades também fizeram a coleta de água para análise da qualidade. E a terceira visita foi na propriedade de Valdir Vinholi, com área total de 30,89 hectares de propriedade, inseriu 30,89 hectares de conservação, desde 2019.
Na Limeira, a propriedade vistoriada e feita coleta de água, foi de Alceu Daud de Mello, participante do desde 2018. Dos 34,30 hectares de propriedade, inseriu no projeto 19,46 hectares de conservação e 0,85 hectares de restauração, totalizando 20,31 hectares. E a quinta propriedade visitada, localizada na Encantada, pertence a Janir de Oliveira Souza, sendo parceira do Produtor desde 2014, com 95,26 hectares de conservação e 41,52 hectares de restauração, totalizando 136,78 hectares inseridos, da área total de 222,64 hectares.
“As vistorias tiveram saldo positivo e os proprietários estão aptos a receberem o auxílio pago pela Emasa pelos serviços ambientais prestados”, relata a coordenadora do projeto, engenheira Ambiental Rafaela Comparim Santos.
Sobre o Produtor de Água
O Produtor de Água do Rio Camboriú foi criado pela Empresa Municipal de Água e Saneamento de Balneário Camboriú (EMASA) em 2009, inspirada pelo Programa Produtor de Água da Agência Nacional de Águas (ANA) e por experiências internacionais. A iniciativa destina parte dos recursos da arrecadação anual, para a conservação e recuperação da bacia hidrográfica do Rio Camboriú, incentivando proprietários rurais a adotarem práticas conservacionistas em suas propriedades. Atualmente, são 26 propriedades participantes, com a inserção de 1.148 hectares de área conservada e 71ha em processo de restauração.