Programa da Emasa serve de exemplo para municípios catarinenses

Criado para contribuir com a conservação e recuperação da bacia hidrográfica do Rio Camboriú, o Produtor de Água do Rio Camboriú, projeto implantado há 11 anos pela Empresa Municipal de Água e Saneamento de Balneário Camboriú (EMASA), serve de exemplo para outras cidades do Estado. Na última semana, foi a vez de uma comitiva da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (CASAN), conhecerem o desenvolvimento do programa, além do funcionamento da Estação de Tratamento de Água (ETA). 

A equipe da CASAN: Andreia Senna Soares Trennepohl (Engenheira Sanitarista); Ivan Cesar Fischer Junior (Advogado); Julia de Araujo Pascal (Engenheira Sanitarista); e Karine dos Santos Luiz (Técnica em Saneamento), que forma o Grupo de Trabalho para a implementação de projeto semelhante ao da Emasa - Projeto Produtor de Água no Rio Cubatão - foi recebida pela coordenadora do Produtor de Água, a engenheira Ambiental Rafaela Comparim Santos. Na primeira parte do encontro, a responsável apresentou o histórico e atual situação do Produtor de Água do Rio Camboriú – que atua na bacia hidrográfica do Rio Camboriú para a sua conservação e recuperação – sendo 200km², com cerca de 60% de vegetação. Atualmente, são 26 propriedades participantes, com a inserção de 1.148 hectares de área conservada e 71ha em processo de restauração.

O objetivo principal, foi conhecer as ações e experiências da Emasa no Pagamento de Serviço Ambientais (PSA), desde a parte de estruturação do projeto, aprendizados, dificuldades e conquistas. “Foi positivo o amplo diálogo com a equipe técnica da Emasa, que esclareceu dúvidas acerca das etapas que devem ser superadas para implantação do Projeto Produtor de Água no Rio Cubatão, sendo de vital importância contarmos com esse conhecimento, para com base nessa expertise, a estruturação do projeto similar prospectado pela CASAN, possa ser implantado de forma mais célere e com a sensível diminuição de incorrência de erros nas etapas de planejamento e implantação”, destaca uma das integrantes do grupo, Julia de Araujo Pascal.

O grupo destacou ainda como interessante, a rede de órgãos públicos e empresas da iniciativa privada que aderiram ao Produtor de Água do Rio Camboriú, sendo relevante o engajamento de todos os parceiros, para atingir os objetivos propostos, pois cada um, dentro de suas esferas de competência, possuem condições de contribuir para a efetividade do Projeto.

Durante a visita técnica, conheceram a Estação de Tratamento de Água (ETA), com apresentação de todo o processo da estação pela analista Química da Emasa, Joanna Ferreira Godinho. “A troca de experiência foi muito proveitosa e esclarecedora para os técnicos da CASAN que agradecem pela colaboração e disponibilidade de troca de experiências e informações que estão em andamento", menciona Julia. “Ficamos satisfeitos em ter nosso programa como referência no Estado e poder contribuir com a implantação de outros projetos semelhantes em outros municípios, visto a importância que tem para a conservação da bacia hidrográfica nos diferentes rios”, completa a engenheira da Emasa. Rafaela.


Informações Adicionais:
EMASA
(47) 3261-0000
 
Assessoria de Comunicação
Jornalista Renata Furlanetto
Foto: Renata Furlanetto
 
www.emasa.com.br
www.facebook.com/emasabc