A Emasa em parceria com a Guarda Municipal continua desde o último sábado (28) fazendo o monitoramento com drone nas áreas de rizicultura em Camboriú e retirando barragens, muitas vezes feitas por banhistas, impedindo a passagem de água.
O monitoramento é feito nas quadras de arroz que fazem parte do acordo firmado entre Emasa, Prefeituras de Balneário Camboriú, Camboriú e os 18 rizicultores, para a reservação de água até março, auxiliando no abastecimento dos dois Municípios durante a temporada.
Também estão sendo fiscalizadas áreas que não fazem parte do acordo, que em virtude do Processo Judicial movido pela Emasa no verão passado, não podem captar água neste período. Caso seja verificado alguma captação nesses locais, a Autarquia exigirá o cumprimento da decisão que impõe pena de multa.
Com a falta de chuva por vários dias, o nível do Rio Camboriú está baixando, mas mesmo com o alto consumo desta época do ano, o abastecimento está sendo mantido em Balneário Camboriú e Camboriú. “Como foi combinado com os rizicultores, conforme o nível do rio vai baixando eles vão liberando água para que possamos continuar fazendo a captação e mantendo o abastecimento nas cidades “, menciona o diretor-geral da Emasa, Douglas Costa beber, reforçando que é importante evitar o desperdício e colaborar com o uso consciente de água neste período. “Mesmo tendo a água armazenada nas quadras de arroz, com o forte calor e sem chuva, ela vai evaporando, por isso é necessário também economizar água”.
Nesta terça-feira (31), no fim da manhã, a equipe da Emasa, junto com a Guarda Municipal estarão novamente realizando o monitoramento.