A Empresa Municipal de Água e Saneamento (Emasa), realiza a substituição dos elementos filtrantes do sistema de tratamento de água de Balneário Camboriú e Camboriú. A ação visa um melhor desempenho da Estação de Tratamento de Água (ETA). Nesta segunda, foram substituídos os elementos dos dois primeiros filtros e em seguida serão substituídos dos outros quatro filtros.
De acordo com o diretor Geral da Emasa, Valmir Pereira,
a renovação se faz necessária de tempos em tempos. "Essa substituição deve garantir a máxima qualidade da filtragem da água antes de ir para os tanques, de onde segue diretamente para o abastecimento dos usuários", explica.
Dois dos filtros, cuja tubulação rompeu há cerca de 10 dias, estão recuperados e funcionando normalmente. Apesar da avaria e do alerta da empresa em relação à redução do volume de tratamento e necessidade de economia de consumo, não houve maiores problemas, apenas casos pontuais no primeiro momento. Manobras no sistema compensaram a ausência dos dois filtros, providência adotada emergencialmente para evitar transtornos maiores. Naquela oportunidade, o volume de adução ficou em torno de 600 litros por segundo, em média, suficiente para manter os reservatórios em níveis satisfatórios (em torno de 70% da capacidade).