O hidrômetro, conhecido também como relógio, é o equipamento que mede o consumo de água nos imóveis. Dependendo do tempo de uso e das condições de conservação, ocorre o desgaste do aparelho, com a necessidade de manutenção ou até a substituição por um novo. Para garantir o pleno funcionamento e a qualidade do abastecimento, a Empresa Municipal de Água e Saneamento (EMASA), executa a manutenção em hidrômetros do Centro, principalmente, com a limpeza ou substituição da peneira – dispositivo que fica entre a saída do cano e o aparelho. Dos 13.434 hidrômetros à serem inspecionados nesta região, 750 foram feitos desde a última semana.
A função da peneira é impedir que alguma sujeira proveniente da rede de água, trave o hidrômetro ou saia suja na torneira. Em alguns casos, o volume de água diminui por causa do entupimento dessa peneira, provocando problemas pontuais nos imóveis, que ao serem comunicados à Emasa, são corrigidos. Mesmo que a rede de abastecimento seja monitorada, em algum momento pode entrar sujeira e obstruir essa peneira, seja por conta de alguma manutenção na rede ou por algum vazamento.
“Por isso, a importância da manutenção para garantir a qualidade do abastecimento. Caso o morador identifique baixa pressão e diminuição do volume de água em seu imóvel, ou ainda água mais turva, pode entrar em contato com a Emasa pelos Canais de Atendimento: SAC: 0800 643-6272; Fala EMASA - Whatsapp: (47) 3261-0000; Protocolo eletrônico: emasa.1doc.com.br/atendimento ou e-mail: atendimento@emasa.com.br”, menciona o gerente Financeiro e Comercial, Geovan Fidelis Maciel.
Neste ano, o serviço de manutenção dos hidrômetros foi feito, inicialmente, no Bairro Pioneiros, sendo necessário a limpeza das peneiras ou até a substituição, em 272 hidrômetros, do total de 368. Depois da região Central, onde estão atualmente, a previsão é executar a limpeza no Bairro das Nações.