A Empresa Municipal de Água e Saneamento de Balneário Camboriú (Emasa) trabalha na execução da obra de extensão da rede de coleta de esgoto sanitário. A rede de esgoto será estendida em diversos pontos da cidade como nas ruas Mauritânia, Panamá e Porto Rico, no Bairro das Nações; Rua Fernão Dias Paes, no Parque Bandeirantes; e começam também a seguir na Avenida do Estado, da altura do Hospital da Unimed até a Rua Rouxinol e a Rua Arapongas.
O gerente de operações Ricardo Barbieri, afirma que a Emasa trabalha ainda na melhoria do abastecimento de água em diversas áreas. “Diversas interligações de rede serão implantadas para eliminar pontas secas e melhorar o abastecimento em diversas ruas do centro. No Bairro dos Municípios será atendida a Rua Camboriú, entre a Quinta Avenida e a Marginal Oeste, onde será implantada tubulação de 100mm, com extensão de 181 metros”, explica.
No Centro da Cidade, iniciarão as obras de interligação da rede de abastecimento de água nas Ruas 2001, 3300 e 3680 com a Avenida Brasil. A diretora técnica da Emasa, Kelli Cristina Dacol, afirma que há muitas outras obras e serviços em andamento ou já realizados para melhorar o funcionamento do sistema de água e esgoto. "As iniciativas que tomamos resultam em mais eficiência no volume e qualidade. Tempos exemplos como o início de funcionamento do novo reservatório R-3, na Rua Venezuela, garantindo melhor desempenho no abastecimento de áreas antes consideradas problemáticas por serem localizadas em cota elevada ou final de rede, como os Bairros Nações, Ariribá e Pioneiros e também a Praia dos Amores, após a instalação de redutor de pressão, para não comprometer a rede”, explica.
Segundo Kelli, “estamos com várias frentes de trabalho, com serviços de qualificação dos laboratórios e manutenção preventiva e corretiva das bombas da captação e da Estação de Tratamento de Água (ETA) e dos geradores a diesel, estes que garantem o funcionamento do sistema mesmo em casos de queda de energia elétrica por longos períodos. Além de estarmos acelerando outros projetos de expansão, como a implantação definitiva da adutora de de 800mm, no trecho sob a BR-101, já autorizado pela ANTT nesta quarta-feira, 15 de outubro, restando poucos detalhes a partir de agora”.