A direção da Empresa Municipal de Água e Saneamento (Emasa) se reuniu com a diretoria da Associação dos Síndicos de Balneário Camboriú (ASBALC) na tarde desta terça-feira (1º), para conhecer os representantes da nova gestão, e tratar de algumas demandas repassadas pelos síndicos. Na pauta, também estava a atual situação de entrega da Declaração de Regularidade Sanitária das Edificações, com prazo até o dia 30 de abril de 2022.
A atual presidente da ASBALC, Sônia Novaes Estácio, apresentou a nova diretoria da Associação, e reforçou a parceria com a Emasa, tanto no entendimento sobre a importância da lei que institui a entrega da declaração, como no apoio junto aos síndicos disseminando a informação e orientando os seus associados. Ainda referente a Declaração, ficou decidido que a cartilha já disponibilizada pela Associação com explicações sobre o processo de regularização, será reformulada em parceria com a Emasa, para ficar ainda mais completa e servir como um manual para os síndicos e entidades. “Como já falei várias vezes, o objetivo desta lei não é penalizar ninguém, mas fazer com que essa causa em prol do meio ambiente, se torne uma ação com aderência de toda sociedade e neste sentido, o apoio da ASBALC desde o começo tem sido fundamental”, ressalta o diretor-geral da Emasa, Douglas Costa Beber.
Seguindo a pauta do encontro, a presidente da ASBALC relatou alguns problemas mencionados por síndicos, quanto a falta de água em alguns condomínios no início deste ano. A diretoria técnica explicou que as reclamações que chegaram até a Emasa sobre essa questão, foram todas verificadas in loco. “Não constatamos falta de água ou pressão na rede, e sim, muitas vezes, o aumento de pessoas nos apartamentos neste período e a insuficiência de reservatórios dos próprios condomínios para o consumo excessivo”, informou o diretor-técnico, Sérgio Juk.
A presidente da Associação agradeceu a receptividade e o compromisso com os condomínios e a população, diante das respostas quanto aos questionamentos, que também serão enviados via ofício. “A reunião foi muito produtiva, estreitando ainda mais o canal de comunicação entre a Emasa e ASBALC, para termos todos os esclarecimentos e apoio necessário para o bem comum da sociedade” completou Sônia.