Notícias

Em razão do grande período sem chuvas na região e a consequente escassez de água na Bacia do Rio Camboriú, a Empresa Municipal de Água e Saneamento (Emasa) e a Águas de Camboriú alertam a população para o uso racional da água e traçam algumas medidas para não afetar o abastecimento dos dois municípios: Balneário Camboriú e Camboriú.

No início do mês de agosto, a região e várias outras cidades de Santa Catarina entraram para lista de municípios em condição de estiagem divulgada pela Epagri/Ciram, órgão estadual de monitoramento do clima. Desde então, os dois municípios abastecidos pelo Rio Camboriú estão em alerta para a situação e acompanhando o nível do rio. Na manhã da quinta-feira (15), o nível do rio chegou a 1.08m na régua da Emasa, o que já é considerado preocupante.

“Estamos acompanhando há alguns dias a situação do rio devido ao período sem chuvas na região. Montamos um grupo e algumas medidas se fazem necessárias e também precisamos do apoio da população para fazer o uso consciente de água neste momento, sem lavar calçadas, prédios, evitando o desperdício até o nível do rio subir novamente”, disse o diretor geral da Emasa, Douglas Costa Beber.

De imediato, Emasa e Águas de Camboriú decidiram entrar em contato com rizicultores do interior de Camboriú para monitoramento dos desvios de água, o que libera maior fluxo ao ponto de captação. Também está sendo avaliada a possibilidade de fazer uso da reserva de água do Parque Linear, caso o nível do rio continue a baixar.

“O esforço, que é momentâneo, deve ser feito por todos, indistintamente. Isso inclui todos os agentes da cadeia produtiva como rizicultores, indústria da construção civil, indústria em geral, concessionárias e população para que possamos passar por esse momento agudo”, observa o presidente da Águas de Camboriú, Carlos Roma Junior.

Não só neste período, é recomendado que a população use a água de forma consciente. Além de preservar o meio ambiente, racionar água garante também a economia na conta mensal.

Confira algumas dicas para economizar água:

– Verifique vazamentos em canos e não deixe torneiras pingando. Um gotejamento simples, pode gastar cerca de 45 litros de água por dia.

- Deixe pratos e talheres de molho antes de lavá-los.

– Feche a torneira quando estiver escovando os dentes ou fazendo a barba. Só abra quando for usar. Uma torneira aberta por cinco minutos desperdiça 80 litros de água.

– Evite lavar garagens e calçadas neste período. Uma mangueira aberta por 30 minutos libera cerca de 560 litros de água.

– Não tome banhos demorados, cinco minutos são suficientes. Uma ducha durante 15 minutos consome 135 litros de água.

– Antes de lavar pratos e panelas, limpe os restos de comida com uma escova ou esponja e jogue no lixo.

 

Informações Adicionais:
Emasa
(47) 3261-0000

Diretoria de Comunicação
Jornalista: Renata Furlanetto
Foto: Divulgação Emasa

www.bc.sc.gov.br
www.facebook.com/prefeituradebc
www.instagram.com/prefeituradebc
www.twitter.com/prefeituradebc
www.flickr.com/photos/prefeiturabalneariocamboriu

 

Quer receber as notícias da EMASA?

Bem vindo (a) à Sala de Imprensa do Portal Oficial da Empresa Municipal de Água e Saneamento (EMASA). Notícias e imagens estão disponibilizadas neste espaço. Para sua comodidade, solicitamos que faça seu cadastro para receber todas as notícias referentes a água e esgoto de Balneário Camboriú diretamente em seu e-mail. Agradecemos sua visita e estamos à disposição!