A água é um bem natural e essencial para a vida de todos os seres vivos. Para reforçar a importância do cuidado e preservação, é comemorado nesta terça-feira (22), o Dia Mundial da Água. Balneário Camboriú é um município sustentável, que promove ações de conservação da natureza e investe em sistemas de tratamento.
Durante a temporada, a Secretaria do Meio Ambiente (Semam) atuou no Programa Praia Limpa, que se objetiva a conscientizar os cidadãos a manterem os espaços naturais conservados. Segundo o coordenador de projetos da Semam, Luciano Reis, "dar o destino correto ao lixo, evita a poluição das águas e obstrução das tubulações, diminuindo os riscos de alagamentos. Todos devem fazer sua parte, 365 dias por ano".
A Empresa Municipal de Água e Saneamento (Emasa) desenvolve o Produtor de Água para garantir a conservação dos recursos hídricos na bacia do Rio Camboriú. Por meio de incentivo, os proprietários rurais adotam práticas conservacionistas em suas propriedades. Essas práticas envolvem a recuperação de áreas degradadas, conservação dos remanescentes florestais nativos, o manejo adequado do solo e a conservação de estradas rurais.
Até o momento 17 propriedades foram contratadas, com área total de 736 hectares. 432 hectares estão destinados a ações de conservação e restauração ecológica com Pagamento pelos Serviços Ambientais prestados, 391 hectares de conservação e 41 hectares de restauração.
Além do Projeto Produtor de Água, a Emasa começou a lacrar as 45 saídas de esgoto clandestino no Canal do Marambaia para garantir melhorias dos recursos hídricos. Segundo o diretor geral da Emasa, Marcelo Achutti, a ação faz parte do processo de despoluição do local, com o objetivo de melhorar ainda mais a balneabilidade e saneamento do município. “Essas medidas visam a recuperação total, influenciando diretamente na melhora da balneabilidade no Pontal Norte”, destaca.
Texto: Pedro Henrique Homrich e Marcelo Martim (estagiários)