Notícias

Água de cimento despejada em bocas de lobo prejudica a eficiência do escoamento de água e causa muitos danos para o meio ambiente e pode acarretar em problemas para a comunidade. A frequência com que os motoristas de caminhões betoneiras despejam a substancia na tubulação impressiona. Nesta semana, os moradores da região da Avenida Brasil registraram um incidente. Uma equipe da Secretaria de Obras esteve no local para realizar a limpeza dos bueiros.

O secretário de Obras, Elton Garcia, alerta a população para os riscos deste ato. “Isso prejudica a todos, não só quem comete o ato, mas principalmente os moradores e todos que frequentam o local”. Segundo Garcia, a Secretaria realização fiscalização em todo o município. "Estamos com fiscalizações rígidas perante isso e vamos aplicar todas as punições cabíveis para quem comete esse ato, mas contamos também com a colaboração da comunidade para que denunciem essas ações e pedimos que os responsáveis se conscientizem do problema", conclui.

Além da Secretaria de Obras, a Empresa Municipal de Água e Saneamento (Emasa) também realiza fiscalização a partir de denúncias. De acordo o diretor Geral da Emasa, Valmir Pereira, o entupimento da tubulação pode causar várias problemas, por isso os responsáveis devem ser multados. “Quando há uma denúncia de alguém que vê o incidente ou de algum vizinho do local onde foi despejada a substância, fiscais vão até o local, fotografa e emite uma multa ao responsável”, explica.

Danos causados ao meio ambiente

Os danos causados ao meio ambiente com essa prática são vários. O diretor geral da EMASA, Valmir Pereira, explica que “as pessoas, ao lavarem seus caminhões betoneira, despejam a água de cimento. Essa água forma camadas na tubulação, que, muitas vezes, não escoa por completo. O cimento acaba permanecendo na tubulação e prejudica a vasão e tranca a tubulação, podendo provocar, por exemplo, alagamentos em dias de chuva”.

A água que escoa com o cimento pode parar em rios e podem provocam a morte de peixes e de outros tipos de vida marinha. O diretor de Desenvolvimento Ambiental da Secretaria do Meio Ambiente (Semam), Arnaldo Christian Pereira, afirma que “os danos causados no sistema pluvial são irreversíveis, pois contaminam o rio e causam morte da fauna e flora que tem ali naquele lugar”.

IMG_4898

Prefeitura de Balneário Camboriú
Secretaria de Obras e Serviços Urbanos
Texto: Karine Amorim (estagiária)
Foto: Divulgação Obras

Quer receber as notícias da EMASA?

Bem vindo (a) à Sala de Imprensa do Portal Oficial da Empresa Municipal de Água e Saneamento (EMASA). Notícias e imagens estão disponibilizadas neste espaço. Para sua comodidade, solicitamos que faça seu cadastro para receber todas as notícias referentes a água e esgoto de Balneário Camboriú diretamente em seu e-mail. Agradecemos sua visita e estamos à disposição!