O hidrômetro, equipamento que mede o consumo de água nos imóveis, muitas vezes pode ser alvo de furto. Mesmo com a caixa padrão, exigida para a ligação de água, pois oferece mais segurança para o equipamento, ainda ocorrem atos de vandalismo.
Em 2020 foram registrados 49 furtos de hidrômetro na Emasa. E neste ano, até agora foram 13 hidrômetros furtados. Ao constatar o furto, a orientação é que registre um Boletim de Ocorrência (BO) junto à Delegacia de Polícia, informando o endereço do imóvel e preferencialmente, o número da matrícula impresso na própria fatura de água.
Para não ficar no prejuízo, o consumidor poderá solicitar a instalação de um novo hidrômetro sem custos, desde que não seja reincidente, apresentando o BO no prazo de 48 horas, no Balcão de Atendimento da Emasa - 4ª Avenida, 250, Centro. Caso não apresente este documento, o usuário precisa pagar uma taxa para a reinstalação do hidrômetro.
Por esse motivo, a Emasa reforça a importância de instalar a caixa padrão para nova ligação de água, desenvolvida com material resistente que garante mais segurança do medidor, protegendo contra vandalismo, furto e deterioração do hidrômetro. “Cada hidrômetro tem um número de identificação, que corresponde à matrícula do imóvel e não pode ser utilizado em outra residência. Caso seja identificado um estabelecimento que estiver em posse desses equipamentos, poderá responder por receptação de material furtado”, completa o diretor-geral da Emasa, Douglas Costa Beber.
Dúvidas, informações e reclamações pelos Canais de Atendimento – SAC: 0800 643-6272; Fala EMASA - Whatsapp comercial: (47) 3261-0000; ou e-mail: atendimento@emasa.com.br.